Publicidade
Início Notícias Gestão Walmart Brasil inicia instalação de caixas self-checkouts

Walmart Brasil inicia instalação de caixas self-checkouts

0
Publicidade

O Walmart Brasil deu início à instalação de caixas de autoatendimento em hipermercados e supermercados pelo país em mais uma etapa do projeto de reinvenção de lojas, cujo investimento total é na ordem de R$ 1,5 bilhão até 2020. Nos próximos três meses, até cinco unidades receberão 26 caixas de autoatendimento, com previsão de chegar a 100 terminais em operação por toda a rede até 2019.

A primeira unidade do Walmart Brasil a receber a novidade foi o hipermercado no Tamboré, em Alphaville (SP), onde seis caixas de autoatendimento foram instalados, com o objetivo de reduzir o tempo de fila para pagamento, aumentando a produtividade do espaço e oferecendo uma nova experiência de compra aos clientes. Depois de São Paulo, a marca pretende levar os caixas de autoatendimento para lojas de Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Nesta fase de piloto, os consumidores que entram na loja no Tamboré estão sendo convidados a utilizar as máquinas em comunicados feitos por mensagem via SMS, enviada por tecnologia de geolocalização, e de forma presencial com promotores, que também estão esclarecendo dúvidas e auxiliando os clientes nos processos de compra.

O self-checkout é configurado nos idiomas português, inglês e espanhol e é composto por três divisões: base de apoio para produtos, leitor de código de barras com tela de informações e área de empacotamento de mercadorias. As áreas dos caixas rápidos de autoatendimento também contam com a assistência de um funcionário dedicado para ajudá-los em situações de erros ou dúvidas.

O primeiro passo é recolher os itens do carrinho e da base de apoio para produtos, registrá-los através do scanner um de cada vez e, em seguida, colocá-los na área de empacotamento, a qual já conta com sacolas para transporte. Após a leitura do primeiro produto, os clientes podem optar por incluir ou não o CPF no cupom fiscal.

Para frutas e verduras, o cliente seleciona na tela o nome do produto que está sendo comprado e o pesa na balança, localizada na parte central do equipamento. No caso de registro de itens restritos, como bebidas alcoólicas e cigarro, a luz amarela é acesa e a autorização da compra é feita somente após entrega de documento ao supervisor que comprove a idade mínima de 18 anos.

Ao finalizar o registro de todos os produtos, os consumidores passam para o momento do pagamento, escolhendo na tela se irão pagar a compra por meio de cartões de débito, crédito, vale-alimentação ou cartão presente, não sendo disponível o pagamento em dinheiro. Ao finalizar a transação, é emitido o cupom fiscal, no qual é impresso um QR Code para que o cliente apresente na saída da área de autoatendimento.

Por fim, os terminais ainda contam com sinalização luminosa na parte superior, nas cores verde (liberado), amarelo (atenção) e vermelho (interrompido), que indicam aos clientes e ao supervisor se todo o processo de compra está ocorrendo normalmente ou se requer algum tipo de ajuda.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile