A definição de um programa de trabalho para implantação do rádio digital foi tema de um encontro realizado ontem, 9/5, entre a Eletros, entidade que reúne fabricantes de produtos eletroeletrônicos, a Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP) e a Associação Brasileira de Radiodifusão (Abra).
O presidente da Eletros, Paulo Saab, explicou que o objetivo foi estabelecer um modelo de negócio comum aos fabricantes e emissoras, para possibilitar a chegada dos receptores de rádio digital aos consumidores nas condições mais favoráveis. ?É importante a união entre as emissoras e os fabricantes de receptores para se criar um modelo de negócios favorável aos consumidores?, destacou.
Muitas emissoras já estão desenvolvendo testes com rádio digital. Segundo o executivo, 25 delas já iniciaram efetivamente as operações com o sistema digital e, em breve, duas iniciarão as transmissões em canal digital. Um passo importante, agora, é a produção dos receptores de rádio digital, para aparelhos de áudio fixo, portáteis ou auto-rádios.
O presidente da AESP, Edilberto de Paula Ribeiro, estima que até o final do ano mais de 100 emissoras estarão operando pelo sistema digital no país. A projeção é que cada uma realize um investimento médio de US$ 100 mil na aquisição dos equipamentos para transmissão digital.