Publicidade
Início Notícias Gestão Unimed Recife padroniza parque de servidores e aumenta desempenho operacional

Unimed Recife padroniza parque de servidores e aumenta desempenho operacional

0
Publicidade

A Unimed Recife apostou na padronização de seus servidores para acabar com a instabilidade e vulnerabilidade operacional. O ambiente anterior, constituído por um parque heterogêneo de servidores, de diversos fornecedores e arquiteturas, não era capaz de suportar os serviços a serem implantados no Hospital Unimed Recife, cujo projeto totalmente sem papel previa o uso de prontuários eletrônicos para atender especialidades diversas. 

A premissa do projeto de renovação do parque era reduzir o número de equipamentos, com o intuito de otimizar as licenças de software. Conforme relata o gestor de TI da Unimed Recife, Bartolomeu Melo, a opção escolhida foi aumentar o poder de processamento por unidade, com o uso de processadores com um maior número de núcleos e que suportassem diversos sistemas.

Entre os equipamentos, foram adquiridos nove servidores Dell com processadores AMD Opteron 6180SE de 12 núcleos, por aproximadamente R$ 700 mil. O valor também contempla licenças de backup, banco de dados, sistemas operacionais e virtualização, além da habilitação de todas funcionalidades de armazenamento na solução Dell Compellent. O valor se mostrou extremamente atrativo — no início do processo, as propostas dos fornecedores chegaram a cerca de R$ 4 milhões. “A tecnologia concorrente na época exigiria um número bem maior de processadores, o que nos obrigaria de adquirir quatro processadores hexacore para atingir a mesma performance”, acrescenta Melo.

Ganho de desempenho

O projeto resultou em um aumento de até 300% no desempenho de alguns serviços, com mais qualidade operacional. Além disso, a redução de custos vai permitir a expansão do ambiente de acordo com as demandas do negócio — para o segundo semestre, mais uma compra de servidores está agendada. “A economia gerada viabilizou todo o processo de licenciamento de software e também a aquisição de switches, que melhoraram o desempenho de toda a rede de dados”, explica o executivo.

Ainda graças ao novo ambiente de servidores, a Unimed Recife conseguiu internalizar todo o call center, até então terceirizado. Além disso, outras tecnologias passaram a ser viáveis diretamente pela capacidade dos servidores, como criar uma estrutura para o ambientes de testes e o trabalho com big data e inteligência artificial.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile