Facebook nega manipular ferramenta de Trending Topics e censurar temas com teor conservador

0

O Facebook negou com veemência, em nota em sua página nos Estados Unidos nesta terça-feira, 10, que censure notícias de teor conservador. O comunicado foi feito pelo vice-presidente de análise do Facebook, Dan Stocky, rebatendo reportagem recente publicada pelo site de notícias sobre tecnologia Gizmodo, a qual afirma que editores que controlam a ferramenta de Trending Topics excluíam da rede social notas escritas por políticos ou sobre temas conservadores, ao passo que favoreciam movimentos como o Black Lives Matter ("As vidas dos negros importam", ou BLM).

"Recebemos esses relatos com extrema seriedade e não encontramos evidências de que as acusações anônimas sejam verdadeiras", escreveu Stocky, no post publicada nesta terça-feira de manhã. Ele supervisiona a equipe responsável por administrar os Trending Topics.

A reportagem do Gizmodo se baseia no relato de um ex-editor da rede social, que denunciou que artigos de fontes politicamente conservadoras — principalmente aqueles que tratavam de temas conservadores — eram omitidos deliberadamente das "trending news", que destaca as notícias mais populares.

A denúncia provocou uma ampla discussão na mídia americana e na própria rede social, que tem cerca de 1,6 bilhão de usuários no mundo todo. Mas o Facebook negou ter um viés anticonservador e ressaltou que o Trending Topics de notícias é determinado por um algoritmo, depois é auditado por membros da equipe de revisão para confirmar que os temas são de fato tendências.

O debate girou em torno do fato de o Facebook não se enquadrar como uma empresa de mídia — geralmente ele tenta evitar discussões sobre preconceitos e temas mais espinhosos que as empresas de mídia têm de enfrentar.  O Trending Topics de notícias do Facebook é apresentado como um algoritmo que seleciona organicamente as notícias mais populares do site, mas muitos dizem que as escolhas do algoritmo também podem influenciar a forma como as pessoas pensam e se comportam, portanto acham que o Facebook terá de lidar com esses tipos de problemas em algum momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.