5 dicas para profissionais de BI se destacarem no mercado

0

O avanço da tecnologia modificou as competências exigidas pelas empresas e trouxe aos profissionais a necessidade de adquirirem novas habilidades. O mundo agora é movido por dados e as profissões que estão mais em alta são voltadas para pessoas que sabem, não apenas trabalhar com dados, como também são capazes de questionar, argumentar e transformar essas informações em insights essenciais para a organização.

A Alfabetização de Dados é tão importante para as companhias, que os profissionais capazes de trazer análises que agreguem valor às organizações, serão mais bem-sucedidos. Vivemos a "Era da Economia Analítica", portanto aprender a ler e interpretar a linguagem dos dados tornou-se essencial para quem quer permanecer no mercado de trabalho.

Confira 5 dicas para profissionais de BI se destacarem no mercado:

  1. Desenvolva uma mente curiosa: tome a iniciativa de descobrir coisas novas, saiba quais são as tendências. Aprofunde-se na análise dos dados que estiver trabalhando, sempre questionando por que, por que não, como, quando e principalmente a relevância daquela informação para aquele contexto.
  2. Explore resultados: de posse dos dados, analise possíveis tendências, outliers (valores atípicos para mais ou para menos), constatações e conexões que, a princípio, não tem relação com o insight que busca – às vezes, a resposta que buscamos está na pergunta que não fizemos.
  3. Fomente uma cultura guiada por dados: segundo a consultoria Gartner, devemos aprender a linguagem dos dados se quisermos tomar decisões cada vez mais assertivas. Por isso, no seu dia a dia, aproveite para encorajar seus colegas de trabalho a entender a cultura dos dados, implementando vocabulário e insights que os façam compreender um pouco mais sobre esse universo.
  4. Fortaleça suas conexões com profissionais visionários: acompanhe, por meio de redes sociais de trabalho – como o LinkedIn, blogs e páginas sobre o tema – o que profissionais influentes nesse meio falam sobre BI e análise de dados. Isso fará com que você esteja sempre atualizado e a par do que é tendência e novidade nesse mercado. A Qlik participa de um projeto global para a alfabetização de dados chamado "Data Literacy Project". Para conhecer mais sobre essa iniciativa, acesse www.thedataliteracyproject.org.
  5. Humanize o dado: trabalhe com o dado de forma a utilizá-lo para a resolução de um problema ou que traga relevância para um determinado tema. O dado por si só é vazio, mas quando cruzado ou, até mesmo, visto dentro de um contexto, pode mostrar relações valiosas e significativas.

Cesar Ripari, diretor de pré-vendas da Qlik para a América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.