Abertas inscrições para a iniciativa do governo britânico que apoiará empreendedoras de tecnologia no Brasil

0

Estão abertas as inscrições para a 2ª turma da Future Females Business School, programa oferecido pela missão diplomática do Governo Britânico no Brasil através do UK-Brazil Tech Hub. O programa é gratuito e online e terá início em 14 de junho. Na primeira edição, o programa apoiou 55 fundadoras de startups.

A segunda turma terá aulas em português e disponibilizará 50 vagas para empreendedoras brasileiras com negócios de base tecnológica com impacto social ou ambiental positivos. O programa tem duração de 12 semanas e oferece treinamento, mentorias e conexões para que as empreendedoras possam iniciar e desenvolver seus negócios digitais de impacto global.

A segunda edição do programa será disponibilizada em português com vídeos, quizzes, apostilas, mentorias, encontros e todos os recursos acessíveis para quem não domina o inglês.

As mulheres estão sub-representadas nos ecossistemas brasileiros de tecnologia e inovação. De acordo com a Associação Brasileira de Startups, apenas 12,6% das startups brasileiras têm mulheres entre os fundadores e 26,9% das startups brasileiras não têm mulheres no time.

Além disso, apenas 3% das PMEs brasileiras chegam aos mercados internacionais, de acordo com o Global Entrepreneurship Monitor, que exclui a grande maioria das empreendedoras brasileiras dos benefícios de aumento de produtividade, competitividade e receita. O programa Future Females Business School ajudará as mulheres brasileiras a mudar esses números, conectando empreendedoras a uma rede global de apoio de fundadoras, mentoras, investidoras e especialistas com o mesmo propósito.

A primeira turma da Future Females Business School no Brasil recebeu inscrições de mais de 700 iniciativas de tecnologia lideradas por mulheres de todas as regiões do Brasil e exterior. As 55 startups aprovadas são atuantes em diferentes segmentos, tais como: agtechs, edtechs, fintechs, varejo e e-commerce, economia criativa, healthtechs, HRtechs, lawtechs, climatechs e serviços.

A maioria dos negócios começou entre 2019 e 2020 e têm até 20 clientes. Durante as 12 semanas do programa, as participantes desenvolvem seus negócios globais, com o apoio de uma comunidade de mulheres empreendedoras que criam um espaço seguro para compartilharem conhecimentos, dúvidas e objetivos. Foram realizadas mais de 100 mentorias individuais e 32 sessões de mentoria em grupo.

"O grande sucesso da primeira turma do programa Future Females no Brasil nos inspira a continuar apoiando mais mulheres brasileiras empreendendo com tecnologias de impacto. Os desafios urgentes que enfrentamos no país e no mundo só serão resolvidos quando mais mulheres estiverem à frente da tomada de decisões, propondo soluções inovadoras através de perspectivas diversas", afirma Andrea Motta, diretora do UK Brazil Tech Hub.

Para quem é este programa?

O programa é ideal para empreendedoras brasileiras com uma ideia ou negócio de base tecnológica em estágio inicial que criam impacto social ou ambiental positivo, abordando questões sociais como pobreza e desigualdades e/ou questões ambientais como as relacionadas às mudanças climáticas.

O programa é inclusivo, encorajando mulheres cisgênero, transgênero e não-binárias a se candidatarem. Fundadores e cofundadores homens que apoiem o empreendedorismo feminino digital também são bem-vindos. Brasileiras baseadas em qualquer região podem se inscrever e encorajamos as inscrições de mais mulheres das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e cidades rurais fora das capitais brasileiras.

O que está incluso no programa?

O programa tem duração de três meses, composto por 10 módulos que conduzem as empreendedoras através de uma jornada para iniciar e crescer um negócio digital de impacto global. As participantes aprenderão como escrever um plano de negócios eficaz, como encontrar e alcançar seus clientes ideais e como usar a tecnologia para construir sua presença e escala digital. O programa também apresenta especialistas convidadas – empreendedoras em série, executivas, mentoras – que cobrem tópicos críticos de desenvolvimento pessoal, como superar o medo do fracasso e como descobrir sua verdadeira paixão.

O programa é online e, ao final, haverá um evento virtual de graduação, onde serão entregues certificados de conclusão e todas as participantes poderão fazer networking e comemorar suas conquistas e seus negócios!

O que é o UK-Brazil Tech Hub?

O UK-Brazil Tech Hub é parte do Programa de Cooperação entre Reino Unido e Brasil em Acesso Digital. O UK-Brazil Tech Hub tem como objetivo apoiar o desenvolvimento dos ecossistemas brasileiros de tecnologias de impacto por meio de formações de habilidades digitais e empreendedoras, inclusão digital, e apoio para o crescimento de startups de "tech for good". O UK-Brazil Tech Hub faz parte da rede International Tech Hub Network (ITHN) que opera também na África do Sul, Nigéria, Quênia, Indonésia e Israel.

O que é Future Females?

A Future Females é um movimento criado para aumentar o número e o sucesso das mulheres empreendendo com tecnologia no mundo. Desde a sua concepção em agosto de 2017 na Cidade do Cabo, África do Sul, tem crescido imensamente. Atualmente ostentando presença em 36 locais ao redor do globo, onde hospeda eventos regulares para sua comunidade engajada de mais de 80.000 membros e oferece programas de treinamento como o Future Females Business School.

Como se inscrever?

A inscrição é feita através de um formulário onde são compartilhadas informações sobre o negócio. As candidatas aprovadas nesta primeira etapa serão convidadas para uma entrevista 1:1 com uma pessoa da equipe do programa. Esta entrevista ajudará a validar a ideia e direção de negócios, garantindo que o programa é o mais adequado para as candidatas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.