Publicidade
Início Segurança Cases Ataque cibernético interrompe operações de gasoduto nos EUA

Ataque cibernético interrompe operações de gasoduto nos EUA

0
Publicidade

A Colonial Pipeline, que entrega mais de 100 milhões de galões de combustível por dia para clientes do Texas a Nova York, disse que depois de saber do incidente na sexta-feira, 7, “desligou proativamente certos sistemas para conter a ameaça, o que interrompeu temporariamente todas as operações do oleoduto e afetou alguns de nossos sistemas de TI.”

Ainda não está claro quem foi o responsável pela invasão digital. Segundo um ex-oficial com experiência na área cibernética, o grupo criminoso originário da Rússia chamado “DarkSide” é considerado responsável por um ataque cibernético.

A agência de segurança cibernética do Departamento de Segurança Interna disse que o ransomware foi a causa do incidente em um comunicado na tarde de sábado.

“Isso ressalta a ameaça que o ransomware representa para as organizações, independentemente do tamanho ou setor”, disse a Agência de Segurança de Infraestrutura e Cibersegurança do DHS (CISA), acrescentando que estava trabalhando com a Colonial Pipeline para resolver o problema.

A Colonial Pipeline disse que havia entrado em contato com a polícia e que os esforços para restaurar as operações normais “já estavam em andamento”.

“Estamos trabalhando diligentemente para resolver esse assunto e minimizar a interrupção de nossos clientes e daqueles que dependem da Colonial Pipeline”, continua o comunicado.

Um porta-voz da Casa Branca disse que o presidente Joe Biden foi informado sobre o incidente na manhã de sábado.

“O governo federal está trabalhando ativamente para avaliar as implicações deste incidente, evitar interrupções no fornecimento e ajudar a empresa a restaurar as operações do oleoduto o mais rápido possível”, disse o porta-voz da Casa Branca.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile