Publicidade
Início Blogueria Documentos fiscais eletrônicos para além da área fiscal: como?

Documentos fiscais eletrônicos para além da área fiscal: como?

0
Publicidade

Há 13 anos, ouve-se falar em Documentos Fiscais Eletrônicos (DFe), um projeto do governo que contou com apoio fundamental da iniciativa privada. Os DFes padronizaram e digitalizaram os documentos usados nas tramitações fiscais entre empresas. Mas mais que isso, trouxeram oportunidades de inovação para todos.

O projeto DFe evoluiu muito nesses 13 anos, mas ainda vejo muitas empresas olharem apenas como custo e burocracia. Se observarmos apenas com o viés da obrigatoriedade, nossa visão ficará miope, pois os DFes vão muito além disso. Talvez você até esteja pensando: “a Nota Fiscal eletrônica veio apenas para ajudar o governo na fiscalização das empresas, atrapalhar minha vida e não consigo ver nenhum benefício nisso”.

Preciso discordar de você. É certo que eles estão ajudando o governo a fiscalizar. Porém, são também uma fonte rica de dados capaz de trazer inteligência e diferencial competitivo para diversas áreas de empresas de todos os setores e segmentos do país. Ouso dizer que o DFe é o sangue que irriga todo o ecossistema de uma empresa e seu relacionamento com fornecedores e clientes. Através da emissão de um único documento fiscal, inúmeras conexões são feitas.

Para dar mais clareza sobre o que estou falando, quero trazer alguns exemplos práticos, de como uma nota fiscal pode ir muito além da área fiscal. Vamos a eles:

1) Redução de Ruptura e sugestão de reposição de estoque: empresas compram e vendem produtos. Baseando nesse fluxo, é possível identificar tendências, em tempo real, monitorando os documentos emitidos e recebidos. Por exemplo: a partir dos dados das Notas Fiscais de Consumidor eletrônicas (NFCe) emitidas, como código do produto e horário da emissão, uma empresa poderia identificar que um pacote de arroz é vendido, em média, a cada 30 minutos. Se a área de estoque identificar que faz mais de 1 hora que não há saída de nenhuma unidade desse produto, já será um alerta. Falta arroz no estoque? É preciso acionar o repositor? Falta sempre nesse mesmo dia da semana? Não seria necessário antecipar a compra de arroz?

2) Gestão de campanhas promocionais: por meio do fluxo de notas fiscais, uma empresa pode acompanhar os resultados de campanhas promocionais, em tempo real, monitorando a saída dos produtos em oferta através da NFC-e emitida. E o principal, isso dá agilidade para analisar o desempenho e mudar a estratégia com velocidade, caso seja preciso. Também é possível clusterizar lojas para identificar tendências em determinadas regiões, cidades e até bairros. Mais uma facilidade, é identificar produtos que alavancam a venda de outros analisando o conjunto de produtos em um mesmo DF-e. Por meio desse cruzamento, é possível saber o que mais uma pessoa compra quando ela leva um determinado produto e impulsionar vendas de forma indireta.

3) Otimização de processo logísticos: sabia que é possível acompanhar todo o processo de  entrega ou recebimento da mercadoria com DF-e? Para isso, existem os eventos fiscais do DF-e, que são registros parciais das etapas, desde a emissão de um documento, até a chegada da mercadoria comercializada ao cliente, seja um consumidor final ou outra empresa. Com esses eventos, é possível rastrear a carga, saber se passou em postos fiscais, o tempo médio para a entrega de determinados produtos, trechos ou regiões que o percurso é mais demorado, a hora de preparar o recebimento de carga, se a entrega de fato chegou ao cliente e muitas outras informações. Isso ajuda na melhor gestão do processo logístico, com maior controle sobre a circulação de compras e vendas.

4) Cruzamento comercial com redes sociais: já pensou em cruzar as campanhas que sua empresa está fazendo nos canais digitais com a venda dos seus produtos? Quem nunca recebeu um anúncio de um produto que está pesquisando ou até mesmo que falou numa roda de conversas com o amigo? E quem nunca continuou recebendo o anúncio após a compra? Os anúncios digitais não costumam ter acesso ao último clique, isto é,  que já foi realizada a compra daquele produto que está sendo anunciado. Mas se cruzarmos as informações do anúncio com a da venda por meio do DFe, você poderá economizar, parando de exibir o anúncio para um cliente que já comprou, e até anunciar um produto complementar ao que você já vendeu.

5) Gestão da cadeia de suprimentos  – Dois dos grandes desafios da cadeia de suprimentos são a complexidade da cadeia e o monitoramento de resultados. Como todas as empresas do país usam os DFes como modelo único para comercialização dos seus produtos, ele também reduz a complexidade em conectar com os parceiros da cadeira, por não exigir integração entre sistemas. Além disso, permite escalar conexões com todos esses parceiros, facilitando o monitoramento das ações comerciais.

Essas são apenas algumas das possibilidades que os documentos fiscais podem proporcionar às empresas. Com uma base de informações rica, padronizada, que conecta uniformemente mais de 4 milhões de empresas, com mais de 1 bilhão de DFes transacionados no país por mês, é possível ir muito além da área fiscal.

Hugo Ramos, CEO da Oobj.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile