Mercado de software no Brasil cresceu 30% em 2020, aponta IDC

1

Como resultado da pandemia de covid-19 e a necessidade de digitalização das empresas, os provedores de software brasileiros que assistiram o mercado alcançar a receita de US$ 8,15 bilhões em 2020, o que significa um crescimento de 30% em relação a 2019, considerando a moeda local e a alta do dólar. Os dados são do IDC Brazil Semiannual Software Tracker 2020 e incluem, entre outras, as vendas de software para infraestrutura de TI, gerenciamento de dados, endpoint, rede, CRM, ERM, SCM, ferramentas colaborativas e de inteligência artificial (AI).

Os principais destaques do crescimento foram soluções de segurança da informação, além de IA, BI e Big Data & Analytics, que são voltadas para a inteligência do negócio e tomadas de decisão mais rápidas. Ainda segundo a IDC, plataformas de colaboração também foram alvo de investimentos, e o próprio ERP, que apesar de já ser uma plataforma consolidada, cresceu acima de 25% em 2020.

Para a IDC Brasil, o mercado de software acompanhou o que se viu em outros setores, ou seja, para enfrentar a crise trazida pela pandemia, as empresas tiveram que acelerar a inovação, buscar soluções por meio da tecnologia e ter resiliência para enfrentar até uma mudança cultural e dar continuidade aos negócios.

No caso de software, foram adotadas tecnologias com potencial para dar agilidade e trazer diferencial competitivo, e mesmo soluções que antes era mais vistas num contexto de automação e relacionamento com clientes passaram a ser prioritárias e a permear as linhas de negócios.

A própria nuvem passou a ser tratado como um habilitador, como um acelerador para as iniciativas de modernização e digitalização, aponta a IDC Brasil. A receita do mercado de cloud pública em 2020 foi de US$ 3,02 bilhões, incluindo IaaS, PaaS e SaaS.

Para 2021

Segundo a IDC Brasil, em 2021 o crescimento do mercado de software no país não será tão acelerado com no ano passado, quando as organizações correram para resolver gargalos e atender a demanda, mas deve ser significativo e ficar no patamar dos dois dígitos. As empresas devem continuar buscando soluções, pois precisam dar agilidade e gerar mais valor ao negócio. O foco da operação, a experiência de uso do cliente, o processo de logística, enfim todo o ecossistema do CRM continuará movimentando, aponta a consultoria.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.