Publicidade
Início ESG Recicladores de eletrônicos ganham estímulo para obter certificação e diminuir descarte inadequado

Recicladores de eletrônicos ganham estímulo para obter certificação e diminuir descarte inadequado

0
Publicidade

O descarte de eletrônicos impulsionado pela obsolescência programada e aumento gradativo e constante do consumo, tem aumentado a preocupação com a reciclagem e destinação adequada destes resíduos.

Assim, o caminho é estimular a reciclagem. Focando em aumentar a base de recicladores de eletrônicos certificados no Brasil, a ABNT e a Circular Brain firmaram uma parceria para ajudar pequenos recicladores no atendimento às normas e à legislação.

Mas, o caminho nem sempre é fácil para uma empresa atender as regras do sistema de Logística Reversa de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) – que inclui todos os eletroeletrônicos descartados ou que chegaram ao fim de sua vida útil, ou seja, computadores, celulares, televisores, rádios, micro-ondas, secador de cabelos, entre outros.

De acordo com o Decreto Lei nº 10.240/2020, para os recicladores integrarem o sistema de Logística Reversa deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 16156:2013 e NBR 15833:2018, quando cabíveis. A mesma obrigatoriedade também é exigida no Acordo Setorial para Implantação de Sistemas de Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos de Uso Doméstico e Seus Componentes, assinado pelo Ministério do Meio Ambiente e entidades representativas do setor em outubro de 2019.

As normas citadas na Lei estabelecem requisitos para proteção ao meio ambiente e para o controle dos riscos de segurança e saúde no trabalho, assim como rastreabilidade na atividade de manufatura reversa de resíduos eletroeletrônicos (ABNT NBR 16156), bem como procedimentos para o transporte, armazenamento e desmonte com reutilização, recuperação dos materiais recicláveis e destinação final de resíduos dos aparelhos de refrigeração (ABNT NBR 15833).

O Ecossistema Think Circular, desenvolvido pela Circular Brain, é a única plataforma digital do País certificada pela Norma ABNT NBR 16156 e dá suporte aos operadores para que obtenham a certificação requerida pela Lei. A plataforma possui todos os requisitos necessários para que o reciclador consiga se certificar e fazer parte do sistema de logística reversa, cooperando com a economia circular dos eletroeletrônicos. Aumentando o número de operadores certificados, o país tende a aumentar o número de resíduos eletrônicos reciclados de maneira adequada, podendo recuperar materiais convencionais (ex: vidro e alumínio), recuperar materiais valiosos ou críticos (ex: ouro, prata, índio, gálio e germânio), reduzir os gases causadores do efeito estufa, entre outros benefícios.

“Com esta parceria, entendemos que o número de empresas certificadas que garantem aderência à norma será muito maior. A plataforma desenvolvida pela Circular Brain auxilia a gestão do processo, facilitando a apresentação de documentos para evidência de atendimento às normas e apoiando na gestão do processo. Do lado da ABNT, continuamos realizando a auditoria, inclusive remota, que é um dos requisitos para o operador conquistar a certificação”, explica Mario William Esper, presidente da ABNT.

“As substâncias tóxicas em sua composição causam danos ao meio ambiente e problemas à saúde da população. Além disso, eletrônicos possuem materiais valiosos e seu descarte inadequado impossibilita a exploração de seu potencial econômico, dentro de uma lógica de economia circular e reciclagem de matéria-prima”, explica Marcus Oliveira, Founder e CIO da Circular Brain.

Resíduos Eletrônicos

De acordo com The Global E-Waste Monitor 2020, no ano de 2020 o mundo gerou 55,5 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos e somente 17,4% deste volume foi coletado e reciclado de maneira documentada. Segundo o mesmo relatório, o Brasil produziu 2.1 milhões de toneladas e destinou corretamente apenas 1% deste resíduo, muito abaixo do índice de 9% das Américas. Isto indica que ainda há muito que evoluir nas atividades de reciclagem no Brasil. Em 2020 foram estabelecidas por lei metas de coleta e processamento para sistemas de logística reversa que chegam até 17% ao ano sobre o volume comercializado por fabricantes e importadores, o que representa mais de 450 mil toneladas de Equipamentos Eletrônicos que deverão ser coletados e reciclados anualmente, gerando uma grande oportunidade para a implantação e capacitação de uma rede de recicladores regionais, construindo uma infraestrutura de coleta e reciclagem para o atendimento desta demanda. Estes recicladores são o foco da parceria entre a ABNT e a Circular Brain.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile