Publicidade
Início Notícias Comunicações TIM expande cobertura 5G DSS em São Paulo

TIM expande cobertura 5G DSS em São Paulo

0
5G
Publicidade

As dependências e as ruas do entorno do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, receberam nesta segunda-feira, 10, um retorço da rede 5G DSS (ativação da tecnologia 5G sobre as frequências atuais 4G) da TIM. A operadora também anunciou que o bairro Itaim Bibi, em toda a extensão da Marginal Pinheiros e Ciclofaixa, e, ainda, na Avenida Paulista passam a receber a prévia do sinal de quinta geração para clientes da operadora que possuem aparelhos compatíveis, gratuitamente. No interior paulista, o 5G DSS também foi expandido para o bairro Taquaral de Campinas e para toda a orla da Praia de Santos, na Baixada Santista.

Os locais escolhidos pela operadora para receber a prévia do sinal de quinta geração são alguns dos mais relevantes marcos regionais de cada cidade. O mesmo acontece no restante do país onde a tecnologia já está ativada: em Brasília, o local é a Esplanada dos Ministérios, em Salvador, o Circuito Barra Ondina, no Rio de Janeiro, o Parque dos Patins e, em Recife, o Marco Zero e o Parque Dona Lindu. Serão dezenas de pontos distribuídos pelas cidades até o final de 2021.

O projeto 5G da TIM foi lançado em 2019 em laboratórios de desenvolvimento, e no ano passado, com testes do 5G nos municípios de Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG). Em outubro de 2020, cerca de 300 clientes residenciais destes municípios receberam equipamentos 5G para testes e a rede 5G DSS foi ativada em modens ligados na rede celular, sem custo adicional, como banda larga de alta velocidade com a tecnologia FWA (Fixed Wireless Access).

Depois disto, em novembro do ano passado, a TIM anunciou o plano de ativar 5G DSS em 12 novas cidades, até o final de 2021, a fim de proporcionar aos seus clientes uma evolução automática para o 5G puro, logo após o leilão de frequências marcado para o segundo semestre deste ano. Dentro deste plano, as primeiras cidades cobertas foram a capital paulista, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba. Até dezembro deste ano, Belém, Belo Horizonte, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Salvador e novos pontos de Brasília também serão contemplados.

A TIM firmou ainda parcerias com hubs de empreendedorismo e instituições de ensino para a criação de soluções baseadas na tecnologia 5G. Uma delas é o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), que oferece sete cursos de engenharia. Usando a rede 5G da TIM e equipamentos Ericsson, o Inatel deu início, neste ano, a projetos de cidades inteligentes baseados no conceito de IoT para os municípios de Piraí (RJ), Caxambu (MG) e Santa Rita do Sapucaí (MG).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile