Estudo da IBM: Sustentabilidade está entre as prioridades mais altas nas agendas dos CEOs, mas a falta de insights de dados impede o progresso

0

Um novo estudo da IBM Institute for Business Value (IBV) revelou que a sustentabilidade está ganhando cada vez mais importância nas agendas corporativas, e os CEOs reconhecem a sustentabilidade como um imperativo de negócios e impulsionador de crescimento. No entanto, à medida que os CEOs enfrentam pressões crescentes de conselhos e investidores, a falta de insights de dados confiáveis está dificultando sua capacidade de agir. 

O estudo anual de CEOs da IBM, Own your impact: Practical paths to transformal Sustainability, que entrevistou mais de 3.000 CEOs em todo o mundo, descobriu que quase metade dos entrevistados classifica a sustentabilidade como uma das principais prioridades de suas organizações – um aumento de 37% em relação a 2021. No entanto, mais mais da metade (51%) também cita a sustentabilidade como um de seus maiores desafios nos próximos dois a três anos, com falta de insights de dados, ROI pouco claro e barreiras tecnológicas como obstáculos. E enquanto 95% dos CEOs relatam estar pelo menos no estágio piloto de implementação de sua estratégia de sustentabilidade, pouco menos de um quarto (23%) diz que está implementando sua estratégia de sustentabilidade em toda a organização. 

"Os CEOs estão liderando durante um dos ambientes mais complexos de todos os tempos, incluindo guerra, inflação, escassez de talentos e a crise de saúde da pandemia do COVID-19", disse John Granger, vice-presidente sênior da IBM Consulting. t tirar o pé do acelerador quando se trata de sustentabilidade, e mais agora a classificam entre suas principais prioridades. No entanto, muitos não apreciam totalmente até que ponto os dados e a tecnologia podem preencher a lacuna da estratégia ao impacto." 

Os principais resultados do estudo incluem: 

Os CEOs dizem que a sustentabilidade está crescendo em suas agendas e acreditam que isso pode ajudar a impulsionar o desempenho dos negócios 

  • Quase metade (48%) dos CEOs dizem que aumentar a sustentabilidade é uma de suas maiores prioridades para sua organização nos próximos dois a três anos – acima de aproximadamente um terço em 2021 . 
  • Quase 70% dos CEOs entrevistados dizem estar diretamente envolvidos na definição da estratégia de sustentabilidade de sua organização. 
  • Mais de 80% dos CEOs acreditam que os investimentos em sustentabilidade de sua empresa produzirão melhores resultados de negócios nos próximos cinco anos e quase metade dos CEOs (45%) acredita que a sustentabilidade acelerará o crescimento dos negócios. 

A pressão está aumentando das partes interessadas, mas a falta de insights de dados e barreiras tecnológicas estão no caminho 

  • Mais da metade (51%) dos CEOs pesquisados citam a sustentabilidade como um de seus maiores desafios nos próximos dois a três anos, acima dos 32% em 2021, à frente da regulamentação (50%), risco cibernético (45%), infraestrutura de tecnologia ( 41%) e interrupção da cadeia de suprimentos (38%). 
  • Os CEOs relataram receber a maior pressão dos membros do conselho (72%), seguidos pelos investidores (57%), parceiros do ecossistema (49%), reguladores (49%) e governo (46%). 
  • Quase 60% dos entrevistados listam ROI e benefícios econômicos pouco claros como um dos principais desafios para alcançar os objetivos de sustentabilidade, seguidos pela falta de insights de dados (44%) e barreiras regulatórias (43%). 
  • 35% dos entrevistados também identificam barreiras tecnológicas para a implementação da sustentabilidade em sua organização. 

Os CEOs estão colocando palavras em ação, mas não estão incorporando estratégias de sustentabilidade em toda a organização 

  • Os entrevistados indicam que o investimento do CEO em sustentabilidade mais que dobrou como porcentagem da receita nos últimos cinco anos. 
  • Quase dois terços (64%) estão confiantes de que atingirão suas metas de sustentabilidade e apenas 20% dos CEOs entrevistados acreditam que as metas de sustentabilidade anunciadas pelo governo para seu setor não foram alcançáveis. 
  • Enquanto 95% dos CEOs relatam estar pelo menos no estágio piloto de implementação de sua estratégia de sustentabilidade, apenas um quarto (23%) diz que está implementando suas estratégias de sustentabilidade em toda a organização. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.