Total Express usa Analytics e RA para aumentar capacidade de entrega

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A Total Express pretende aumentar de forma exponencial sua capacidade de entrega nos próximos anos e tecnologia e inovação serão os principais pilares para isso se concretizar. Em 2021, a empresa trouxe Juliano De Conti como diretor de Tecnologia e Digital para liderar o processo de transformação digital da companhia, fomentando um ambiente de tecnologia focado em logística orientada ao e-commerce. Hoje a equipe conta com dezenas de colaboradores diretos e terceiros, e continua crescendo em ritmo acelerado nas áreas de arquitetura, desenvolvimento de soluções digitais, produtos, mobile, plataformas e integrações, cibersegurança, entre outras. 

A companhia sempre teve uma cultura focada em tecnologia e inovação e, agora, a ideia é orientar todos os negócios da empresa em um modelo cada vez mais centrado em dados. "Investimos muito nos conceitos de digital, mobile first & plataformização e estamos nos posicionando cada vez mais como uma organização centrada e orientada a dados, queremos ser on-time e on-line em todas as etapas da cadeia logística de e-commerce, superando as expectativas dos nossos clientes", explica De Conti. 

Um dos principais projetos que suporta esta estratégia é a evolução contínua   de um Data Lake onde são analisados o status de centenas de milhares de encomendas entregues diariamente, gerando uma enorme quantidade de dados estruturados. Desse modo, as áreas de negócio têm à sua disposição e em tempo real, informações estratégicas auxiliando na tomada de decisões mais assertivas, que  permitem otimizar e evoluir processos continuamente. 

Durante uma operação logística, uma das etapas mais importantes é a preparação das encomendas para entrega, o operador precisa conferir diversas informações sobre o produto antes de alocá-lo fisicamente na área de embarque no centro de distribuição. "Outro projeto desenvolvido recentemente que utiliza tecnologia de ponta é um aplicativo baseado em Realidade Aumentada, conectado ao Data Lake, onde o operador direciona a câmera do celular para as encomendas, a solução captura e analisa os dados da etiqueta em tempo real e disponibiliza as informações para organização e priorização das mesmas de forma eficaz e muito mais rápida, além de diminuir significativamente o tempo de deslocamento dentro do CD," afirma Adriano Sciorilli, gerente de desenvolvimento de sistemas da Total Express. 

Um bom exemplo da eficiência proporcionada por estas tecnologias ocorreu durante a última Black Friday. Neste período, o número de encomendas processadas aumenta de forma exponencial, podendo chegar até três vezes o volume normal, que atualmente está na casa de algumas centenas de milhares. As soluções digitais que estão sendo construídas disponibilizam informações em tempo real e contribuem para maximizar as operações de gestão de entregas, permitindo que mesmo nos momentos de grande aumento de volume de processamento mantivesse os níveis de SLA contratados junto aos clientes. "Tecnologia e inovação são pilares fundamentais para a Total Express e trabalhamos de forma cada vez mais integrada junto ao ecossistema de inovação aberta e empreendedorismo co criando a próxima geração de soluções digitais para a logística de e-commerce" destaca De Conti. 

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