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Está a TI alinhada com a estratégia de negócios da sua empresa?

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Muito se tem escrito sobre a importância da TI suportar e alavancar a estratégia de negócios, mas isto raramente acontece. Verificar os motivos pelos quais isto não acontece, bem como definir um método que auxilie a melhorar este alinhamento nos ajudará a utilizar a informática de uma forma mais estratégica.

Dentre os motivos pelos quais este alinhamento não acontece podemos citar:

• A estratégia de negócios não está definida ou corretamente comunicada.

• O CIO não é convidado a participar de discussões sobre estratégia empresarial ou não percebe claramente a estratégia.

• Os diferentes níveis C´s realizam solicitações não vinculadas com a estratégia definida.

• Não existe um processo formal de aprovação de demanda ou, no processo, não existe um critério de aceitação de demanda vinculado com a estratégia da empresa.

• Os CIO´s estão mais orientados a arquitetura técnica do que de negócios.

Uma definição clara da estratégia de negócios pode ajudar o CIO a preencher esta brecha, mas em minha opinião, sua inexistência ou sua falta de claridade não exime um executivo de nível C da sua responsabilidade quanto à contribuir para sua definição e melhoria.

Nas ocasiões em que, como consultor, participei de projetos de alinhamento da TI com a estratégia de negócios, orientei o CIO a pensar na indústria na qual trabalha e nos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) vinculados a sua indústria.

Rochart define o método de FCS como um caminho para que os executivos possam definir suas necessidades de informação. Boyton e Zmud nos dizem que este é um excelente método estruturado de planejamento de TI, que auxilia na definição das necessidades de informação.

Tomemos o caso da indústria de varejo para demonstrar o funcionamento deste método.

Os fatores críticos de sucesso na indústria de varejo são:

• Mix de Produtos, forma pela qual a empresa de varejo comunica aos seus clientes como pretende atender suas necessidades. Por sua vez este mix contribui para definir a imagem da empresa perante o consumidor e o diferencia dos seus concorrentes.

• Promoções, utilizado para atrair os clientes às lojas físicas ou virtuais.

• Preço, definido de forma a empresa ser competitiva perante os concorrentes ao mesmo tempo em que mantêm a margem de lucro desejada.

• Inventário, para poder disponibilizar o produto ao consumidor de acordo com os itens anteriores.

Focalizar nos FCS associados com sua indústria auxiliará o CIO a entender a estratégia de negócios e, por consequência, a vislumbrar a arquitetura de negócios que deverá suportar a estratégia empresarial, bem como definir critérios para aprovação de demanda.

Para tanto, vamos tomar um a um dos FCS já mencionados e tentar entender que necessidades de informação são básicas e necessárias para suportar e alavancar a operacionalidade dos mesmos.

Para mix de produtos:

• Pode ser definido por país, grupo de lojas e/ou loja?

• Que ferramentas existem para que as lojas operem apenas com o mix definido?
Para Promoções

• Podem ser definidas por país, grupo de lojas e/ou loja?

• Podem ser definidas por intervalos de dias ou outro intervalo de tempo?

• Que mecanismos existem para explorar o potencial das redes sociais e dos nichos de mercado?

• De que forma se medem os resultados de uma promoção?

• Qual é a percentagem de promoções que devemos operar em relação com o total de vendas?

Para preço:

• Pode ser definido por país, grupo de lojas e/ou loja

• Existem algoritmos de precificação que tem como base o preço de compra e os preços dos competidores?

• De que forma se precificam produtos semelhantes com diferentes sabores ou tamanhos?

• Que mecanismos existem para lidar com o preço solicitado pelos fornecedores?

Para inventário:

• Temos o controle do inventário para a toda a cadeia de suprimento, incluindo o que já foi comprado e não entregue, o que esta a caminho e o entregue e o vendido em cada central de distribuição e em cada loja?

• Temos um planejamento de inventario que inclui: projeções de venda, de compra e de estoque?

• Existe uma definição dos itens que serão comprados diretamente pelas lojas ou a partir da central de compras?

• Ou dos itens que serão entregues através dos depósitos ou diretamente nas lojas?

• Existem funcionalidades orientadas ao gerenciamento das centrais de distribuição e das frotas?

As respostas às perguntas acima permitirão ao CIO iniciar a definição da sua arquitetura de negócio que deverá ser complementada pelas funções que suportam atividades criticas, tais como HR e Finanças e outras não críticas, mas o alinhamento da TI com a estratégia de negócios requer a execução de passos adicionais.

Tendo como base a arquitetura de negócio, desmembre a arquitetura de TI nos seus componentes , tais como: servidores gerais, de aplicação , de web , suas bases de dados , infraestrutura de comunicações e desktops, e verifique as porcentagens de OPEX e CAPEX que suportam os FCS, as atividades críticas e os outros tipos de atividades.

Na sequência faça o mesmo para os serviços prestados, tais como: gerenciamento de aplicações, de comunicações e de infraestrutura.

Com todos estes elementos em mãos, verifique as percentagens de Opex/Capex destinadas aos FCS, atividades críticas e não críticas , em outras palavras, siga o dinheiro e quanto maior for a percentagem destinada aos FCS, maior o alinhamento da TI com a estratégia de negócios.

E para gerenciamento da demanda, que tal incluir como critério a identificação da forma pela qual a mesma está relacionada com a estratégia da empresa ou com os FCS da indústria na qual a empresa opera?

Cesar Castelli, CEO da BizCo Consultoria

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