Quanta suspende produção de servidores para IBM, Dell e HP e passa a vender às corporações

0

Não bastasse o fato de estarem experimentando uma forte retração nas vendas, os fabricantes tradicionais de servidores estão tendo agora de enfrentar a concorrência direta dos chamados ODMs (original design manufacturers), montadoras de computadores que produzem equipamentos sob encomenda para grandes marcas internacionais.

Uma dessas concorrentes é a taiwanesa Quanta Computer, primeira fabricante mundial de computadores portáteis e, mais tarde, de servidores vendidos como marcas da HP, IBM e Dell, entre outras, que recentemente começou a cortar clientes e a vender servidores diretamente às corporações.

Com preços mais acessíveis que o de marcas consagradas, a Quanta se tornou nos últimos dois anos a principal fornecedora de servidores do Google, Facebook, Amazom.com. e outrs gigantes da web, que passaram a encomendar equipamentos diretamente das fábricas da empresa. Bancos de Wall Street e outras empresas também estão fazendo experiências com servidores e outros equipamentos da Quanta e de outros fabricantes de hardware de baixo custo, segundo o The Wall Street Journal.

Novas empresas da indústria de hardware como a Quanta estão oferecendo serviços mais rápidos e menos caros e interrompendo os negócios de gigantes como HP e IBM — ou Lenovo, que adquiriu a divisão de servidores low-end da IBM em janeiro passado, por US$ 2,3 bilhões.

Além de preços mais baixos, conta a favor do ODMs a flexibilidade de adaptar suas operações para atender as necessidades dos clientes, apontam analistas. O Facebook, por exemplo, descobriu que os logos de plástico estampados na maioria dos seus servidores estavam impedindo o fluxo de ar, o que elevava os custos de resfriamento de seus data centers. A Quanta retirou e mudou de lugar os logos, proporcionando uma economia de energia de cerca de 25 watts por servidor.

O Facebook diz que economizou US$ 1,2 bilhão com custos e gerenciamento de energia em três anos, com o redesenho da arquitetura de seus softwares e hardwares. A rede social também está testando interruptores Quanta, que ajudam no tráfego de web, mercado hoje dominado pela Cisco Systems e a Juniper Networks.

Segundo Mike Yang, que dirige há dois anos a subsidiária da Quanta nos EUA, Barry Lam, CEO da companhia, reconheceu a necessidade de mudar a companhia para atender às necessidades das empresas de internet para oferta de equipamentos de computação personalizado.

Em sua defesa, a IBM diz que a venda da divisão de servidores é parte de um plano para operar com margem menor. Um porta-voz da HP, porém, disse que oferece "suporte, serviços, escala e inovação" que os fabricantes de baixo custo não podem igualar.

Executivos da Dell admitiram que a empresa perdeu algumas vendas para a Quanta e seus semelhantes. Mas Forrest Norrod, vice-presidente de negócios de servidores da Dell, disse que os rivais "são a aquisição de um segmento muito pequeno da cadeia de valor em uma margem muito baixo".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.