Publicidade
Início Blogueria Insights e oportunidades: tecnologia que auxilia a acertar preços em tempos de...

Insights e oportunidades: tecnologia que auxilia a acertar preços em tempos de instabilidade econômica

0
Publicidade

Equilibrar a balança comercial, trabalhar o superávit, controlar a inflação, estimular a produção e o consumo. A missão do novo Ministro da Fazenda está longe de ser simples, e as perspectivas do mercado em linhas gerais não falam a favor do desenvolvimento econômico.

O último dado da pesquisa Focus, do Banco Central, reajustou para baixo a perspectiva do PIB (Produto Interno Bruto) desse ano de 0,73% para 0,69%. A revisão negativa é reflexo das constantes alterações ao longo de 2014, que resultaram no baixo crescimento de 0,16% do país.

Em tempos de instabilidade econômica, em que o mercado se retrai e o consumo da população diminui, as empresas precisam criar estratégias para rentabilizar em cada oportunidade. Neste sentido, trabalhar com uma boa definição de preço é fundamental para se destacar frente à concorrência.

Assim, apesar das desconfianças do empresariado, é essencial investir em tecnologias que tragam eficiência ao negócio.

Com a precificação inteligente, por exemplo, é possível monitorar a concorrência e obter insights sobre as melhores oportunidades para subir ou baixar os preços, inclusive de forma automatizada e dinâmica, preservando margens sem deixar de ser competitivo.

Além disso, ao ter maior visibilidade e controle sobre estas variáveis, a loja virtual adquire uma visão mais clara para situações em que vale diminuir sua margem e aumentar as vendas, elevando o capital de giro ou aproveitar quando o estoque da concorrência estiver esgotado, por exemplo.

Outro ponto importante é estabelecer um planejamento maior, observando o mercado, para entender a concorrência e criar oportunidades.

Para as lojas virtuais, uma boa estratégia para 2015 é conhecer com maior profundidade o Sortimento dos concorrentes. A tecnologia auxilia o gestor a enxergar como seu concorrente vem categorizando os produtos e ofertas, quais são marcas comercializadas, qual a profundidade, ou seja, a quantidade de Skus (Unidade de Manutenção de Estoque) por categoria e marca, além de identificar preço médio dos produtos ofertados, comparando sempre com o seu mix de produtos.

A solução também ajuda a descobrir marcas e categorias comercializadas, mesmo aquelas que estão sendo descontinuadas pelos concorrentes. A empresa que sabe exatamente o que o concorrente vende se diferencia:

1 – Confira alguns pontos em que contar com Precificação Inteligente faz a diferença:

Resposta imediata: velocidade nos ajustes dos valores praticados, tornando-os cada vez mais competitivos frente à concorrência.

Posicionamento de preço: os produtos têm faixas de preços de acordo com o praticado pelo mercado, mantendo assim a estratégia baseada no público-alvo que o site deseja atingir.

Entenda o portfólio de produtos da concorrência: saiba quanta sobreposição existe entre a sua variedade e de seus concorrentes. Afine a seleção para torná-la mais diferenciada possível.

Otimize sua gama de produtos: descubra quais itens e segmentos estão disponíveis no mercado, mas que ainda não fazem parte do portfólio, e que poderiam complementar seu mix.

Identifique produtos mais rentáveis: com uma visibilidade completa sobre os produtos que são oferecidos no mercado, é possível tomar decisões mais eficientes em relação aos sortimentos.

2 – Confira alguns em pontos que a Análise de Sortimento pode ajudar:

Categorias: A loja virtual consegue identificar marcas e produtos vendidos pelos concorrentes e comparar com o seu portfólio.

Ruptura: É possível verificar produtos que estão ou não disponíveis no concorrente, e, a partir, daí criar estratégias baseadas em oferta e demanda.

Preço médio: O e-commerce analisa se os preços estão de acordo com os praticados pelos concorrentes. Assim, pode-se entender se as lojas atendem à mesma classe.

Público-alvo: É fundamental para uma loja entender seu cliente. Com a Análise de Sortimento é possível confirmar se seu preço condiz com o perfil e hábitos de consumo de seus clientes.

Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile