Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Marco Civil da Internet entra em vigor, mas FecomercioSP pede melhorias

Marco Civil da Internet entra em vigor, mas FecomercioSP pede melhorias

0
Publicidade

A partir desta sexta-feira, 10, entra em vigor o Decreto 8.771/2016, que regulamenta o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), que estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. Para a FecomercioSP, o decreto traz benefícios para o ambiente digital, mas questões problemáticas como a remoção de conteúdo ilícito e o prazo de guarda dos registros de conexão de acesso a aplicações de internet deveriam ser aprimoradas pela norma.

A FecomercioSP entende que, no caso da retirada de material ilegal da rede, houve um retrocesso, visto que, antes, era possível fazer a remoção através de notificação extrajudicial. Com a nova regra, o processo dependerá de uma ordem judicial, exceto se o conteúdo contiver cenas de nudez ou de atos sexuais de caráter privado.

Para a assessoria jurídica da Federação, a nova exigência poderá penalizar eventuais vítimas, que dependerão de ordem judicial (cuja obtenção pode demorar) para retirar o conteúdo do ar, além de sobrecarregar ainda mais o Poder Judiciário. Além disso, na visão da FecomercioSP, tal artigo é desnecessário, pois, se houver ordem judicial e o provedor não a cumprir, pode haver responsabilização por crime de desobediência.

Outro ponto que a Entidade avalia como um atraso se relaciona ao prazo de guarda dos registros de conexão. O artigo 13 determinou que o provedor de conexão à internet deverá guardar referidos registros para investigação de crimes pelo prazo de um ano – o que, para a Federação, pode ser visto como um retrocesso, pois em decisões recorrentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ), verificava-se a exigência de três anos.

No caso de o provedor de aplicação de internet, a situação é ainda pior. Além de ter fixado prazo de guarda de apenas seis meses, a obrigação se aplica apenas a pessoas jurídicas com fins lucrativos.

Para a FecomercioSP, é possível concluir que a pessoa física que explore a hospedagem de conteúdo e a pessoa jurídica que não tenha finalidade lucrativa forma um grupo que não terá o dever de guardar o registro de conexão – o que, certamente, pavimenta o caminho perfeito para criminosos.

Durante o processo de avaliação e votação do projeto, a Federação esteve presente nas discussões e encaminhou sugestões de aprimoramento da redação da proposta.

De acordo com a assessoria jurídica da Entidade, o texto aprovado consagrou questões importantes como a neutralidade de rede, a privacidade e a liberdade de expressão. Vale ressaltar que o Decreto também exaltou os direitos e garantias dos usuários da internet. A norma reforça que o acesso à internet é essencial ao exercício da cidadania e que qualquer oferta comercial ou modelo de cobrança devem observar tais princípios.

A FecomercioSP já havia se manifestado sobre o assunto quando foi contrária ao aperfeiçoamento da franquia de dados na banda larga fixa, justamente por desrespeitar tais direitos e garantias já consagrados na Lei 12.965/2014.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile