IoT traz janelas de oportunidades promissoras para o mercado

0

Alguns setores de mercado já estão obtendo resultados relevantes com o uso de IoT.  Setores como de transporte conectado, gerenciamento de ativos, saúde conectada, varejo, utilities, setor público, agronegócios, indústria 4.0, serviços, entre outros já mostram resultados positivos.

Em sua apresentação na 4ª edição do IoT Business Forum, nessa segunda-feira, 10, Michel Levy, CEO da Zatix Tecnologia, apontou que o segmento de transportes é um dos mais aderentes e importantes no Brasil quanto ao uso mais amplo de IoT       . Ele mostrou como o esse mercado tem se desenvolvido, com menos burocracia e mais agilidade no controle de dados de frotas.

Somente para dar um exemplo desse mercado em termos mundiais, Levy destacou que 220 milhões de carros inteligentes estarão  conectados circulando pelo planeta até 2020, ano em que o mercado global de telemática será de 44 bilhões de euros.

Ele revelou a preocupação da Zatix-Omnilink em reduzir as mortes de motoristas nas estradas, compartilhando informações (sobre modo de direção, defeitos nas rodovias, etc) com as empresas de transporte visando uma reeducação do condutor e com órgão públicos para alertas sobre os problemas de infraestrutura. "O computador de bordo possui um G-Sensor de extrema precisão para identificar três níveis de curvas bruscas: baixo, médio e alto. Foi possível mapear as áreas com mais incidências e criar regras de segurança específicas com alertas para o motorista.

"Introduzimos a localização dessas curvas nas rotas que são embarcadas nos rastreadores, e emitimos mensagens sonoras avisando a ocorrência da curva, e qual a velocidade segura para entrar nela, evitando assim o risco de tombamento. Através dos dados disponíveis em 8000 veículos, rodando por todo o país, equipados com rastreadores e sensores sofisticados de telemetria, conseguimos mapear 23 mil curvas perigosas, onde verificamos risco de tombamento de veículos. Como ação prática o próximo passo é validar os dados e compartilha-los com agencias de transporte responsáveis pela sinalização e fiscalização das nossas rodovias", disse Levy.

O especialista Kleber Santos, sócio da FCamara (Health.D) falou da percepção de que a área de saúde como uma das mais claras áreas de utilizações IoT. "O impacto da tecnologia se dá principalmente nos tratamentos de saúde, cada vez mais complexos e sofisticados, atuando principalmente na prevenção de doenças, no atendimento ao paciente por meio de monitoramento de saúde em tempo real e acesso aos dados de saúde dos pacientes. Esses dados geram oportunidades de receita e melhoram as operações de assistência médica", comentou.

Já Ângelo Fígaro, CIO & CDO da Renault-Nissan Latam, fez uma apresentação baseada na experiência global da empresa, principalmente mostrando como os veículos que utilizam o Alliance Intelligent Cloud ( sistema de integração de IoT dos veículos da marca) se beneficiarão do acesso contínuo à Internet, fornecendo diagnósticos remotos aprimorados, implantação contínua de software, atualizações de firmware e acesso a serviços de informações e entretenimento.

Já Anderson França, diretor de Vendas TI do Corporativo da OI falou sobre sobre produtos oferecidos pela operadora, mas também destacou como a IoT traz para as operadoras de telecomunicação inúmeras oportunidades de negócios que vão muito além da conectividade e que estão presentes em várias frentes dentro do ambiente de TI.

A empresa possui inúmeros casos de uso com IoT , atendendo a diversas verticais como: para cidades inteligentes (aplicações de câmeras inteligentes com capacidade de reconhecimento facial, identificação de placas veiculares, gestão de tráfego, etc);  sistemas de gestão de frotas; sistemas de gestão de facilidades (sensoriamento de energia, temperatura, abertura de portas, etc); solução de conectividade para as verticais de agronegócio (máquinas agrícolas) e  outros. 

Encerrando as apresentações do painel , Olinto Sant'Ana chefe de estratégia da Yeap do Brasil,  falou da sobre como a operadora atua junto aos países latino americanos com Rede LoRa dedicada a conectividade IoT.

Sant'Ana também evidenciou a visão da Yeap de como a IoT é a oportunidade de utilizar a tecnologia e a conectividade para simplificar a vida e a rotina das pessoas especialmente no segmento que atua . "A YEAP, é a primeira rede latino-americana de cobertura nacional e aberta, para o desenvolvimento acelerado de soluções IoT, nascida na Argentina mas que tem atuação em vários outros países latino americanos, entre eles o Brasil".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.