70% dos brasileiros sofrem efeitos da infodemia no trabalho

0

Estudo da Kaspersky em parceria com a empresa CORPA revela que 70% dos brasileiros sofreram efeitos da infodemia no ambiente de trabalho. O relatório " Infodemia e os impactos na vida digital" já havia mostrado que 7 em 10 pessoas no Brasil se sentiram com sobrecarga mental devido ao excesso de informações durante a pandemia.

Infodemia é a rápida e ampla disseminação de notícias reais e falsas que dificulta a compreensão das pessoas sobre um assunto. O impacto no discernimento individual ficou claro quando os participantes foram questionados sobre os efeitos da infodemia no desempenho no trabalho: apenas 30% dos brasileiros falaram que não sofreram nenhuma consequência nos últimos 12 meses.

O Brasil está em segundo lugar entre os mais afetados pela infodemia no ambiente laboral. O ranking é liderado pelo Peru (73%) – apenas 3 pontos percentuais à frente do Brasil. Em seguida, Colômbia (61%), México (57%) e Argentina (55%). Os chilenos (51%) são os únicos em que a quantidade de pessoas sem efeito da infodemia é maior do que quem sofreu com o fenômeno.

No País, dos 70% que se disseram afetados com a sobrecarga mental, 37% passaram a trabalhar mais como método de fugir da avalanche de dados. Outros 20% disseram que estão demorando mais para terminar seu trabalho e 19% estão mais distraídos.

De fato, os alvos dessas mensagens maliciosas são profissionais com acesso a dados confidenciais e sem conhecimento técnico de segurança, como a equipe administrativa, de RH ou de contabilidade. O especialista destaca ainda que pessoas que contam com permissões de acesso aos sistemas internos da corporação, como administradores de rede e equipes de TI, também são alvos deste tipo de golpe, mas a sofisticação destes golpes é maior.

Para combater os efeitos da infodemia e diminuir os riscos de cair em um golpe online, a Kaspersky recomenda:

• Quando for atender uma chamada telefônica de um banco, loja ou empresa de telefonia, pare o que estiver fazendo. Caso esteja ocupado, peça para ligar depois. Se a ligação for legítima, o atendente a fará novamente. Isso diminui a chance de distração.

• Sempre que um atendente solicitar dados pessoais ou senhas – não responda imediatamente. Pare por um instante e avalie se o pedido faz sentido. Não permita que o senso de urgência do atendente tire sua concentração, pois é o objetivo de um criminoso. Se a ligação for legítima, o atendente irá esperar sua resposta.

• Ative a autenticação de dois fatores em serviços financeiros e customize as políticas de segurança por perfil de usuário. Soluções modernas com Machine Learning podem automatizar este processo e bloquear a execução de recursos dos profissionais que não precisam usá-los (como macros e JavaScript).

• Tenha uma solução de segurança instalada no celular e no computador com função anti-phishing, como o Kaspersky Endpoint Security for Business, que irá bloquear o acesso a sites fraudulentos e as tentativas de infecção de malware.
Para mais informações sobre o estudo 'Infodemia e os impactos na vida digital', acesse o blog oficial da Kaspersky.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.