Sucesso baseado em dados: o novo momento do CTO nas companhias

0

Ter um olhar 100% focado no digital é a estratégia de crescimento de grande parte das empresas. Entretanto, essa mudança de posicionamento, que antes tinha os holofotes voltados para o financeiro, trouxe muitos desafios para as companhias, se considerarmos que o digital passa por toda a operação. Não por acaso, uma pesquisa da Deloitte com lideranças empresariais aponta que, neste ano, as companhias aumentarão em mais de 90% seus investimentos em infraestrutura e soluções de tecnologia.

E é seguindo esse caminho que a figura do CTO passa a ter um papel cada vez mais fundamental dentro das empresas, atuando como um verdadeiro protagonista no desenvolvimento e crescimento da economia. É claro que o CEO continua sendo o cargo máximo nas companhias e com toda a sua importância na condução dos negócios, mas a ideia aqui é trazer discussão sobre o destaque para os profissionais de tecnologia. Afinal, investir em digitalização não consiste em apostar nestes recursos e comprar os equipamentos certos, é necessário o olhar estratégico.

Se por um lado o já conhecido CEO tem o papel fundamental na área executiva da empresa, os diretores de tecnologia têm assumido, cada vez mais, a responsabilidade de trazer um novo olhar e novas soluções para a companhia baseada em dados e na digitalização do modelo de negócios. Não por acaso, não é difícil perceber um forte movimento de CTOs de grandes players como XP, Itaú e Verizon assumirem, posteriormente, o papel de diretores executivos, acompanhando o movimento de trocas entre estratégia de negócios e o processo de digitalização.

Contudo, é importante ressaltar que nenhuma diretoria vem para assumir o papel de outra, mas sim para gerar sinergia e tornar o trabalho mais competitivo e dinâmico. Seja para uma empresa já consolidada no mercado ou aquela que já nasceu inserida no contexto tecnológico, contar com a presença de um profissional capacitado para desenvolver novas estratégias e ferramentas pautadas na Indústria 4.0 é de suma importância para se manter relevante em sua área de atuação.

Fábio Freire, CEO e fundador da FindUP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.