Publicidade
Início Blogueria Como requisitos de segurança podem afetar documentos comerciais

Como requisitos de segurança podem afetar documentos comerciais

0
Publicidade

Seja qual for a natureza do seu negócio, é inevitável que ele gere uma documentação significativa. Produzir, distribuir e armazenar documentos comerciais de maneira segura e compatível é apenas um dos desafios que sua organização enfrentará. Muitos dos documentos em questão serão confidenciais; outros serão comercialmente sensíveis ou precisarão ser armazenados de uma determinada maneira para atender aos requisitos regulatórios. As melhores práticas variam dependendo do setor em que você atua e do tipo de documento em questão.

Quando se trata da segurança de seus documentos comerciais, você deve considerar dois aspectos: armazenamento e distribuição. A maneira como você armazena e distribui documentos comerciais precisa ser altamente segura – afinal, esses são seus materiais comercialmente mais importantes.

Você também precisa considerar o armazenamento e a distribuição físicos e on-line, pois os aspectos de segurança de ambos serão diferentes.

Considerações de segurança do armazenamento de documentos comerciais

Para documentos impressos, pense no risco de incêndio. Você tem as precauções adequadas – alarmes, sprinklers, armários à prova de fogo – para evitar danos em caso de incêndio? Os documentos físicos também têm cópia eletrônica caso o pior aconteça e suas cópias em papel sejam destruídas? Em caso afirmativo, onde o disco rígido é mantido? – deve estar em algum lugar separado de quaisquer cópias físicas de seus documentos.

Se seus documentos são cópias eletrônicas, considere a integridade de sua solução de armazenamento. É altamente seguro, com acesso baseado em permissão, garantindo que apenas usuários autorizados possam ver ou editar documentos? Tal como acontece com documentos impressos, seus discos rígidos e servidores devem estar localizados em algum lugar com mitigação adequada contra incêndio, inundação ou outro desastre potencial.

Considerações de segurança da distribuição de documentos comerciais

A distribuição de documentos impressos pode, por sua própria natureza, ser menos segura do que a cópia eletrônica. A distribuição on-line traz problemas de segurança diferentes, mas não menos significativos. Assim como o correio, o envio de documentos por e-mail também incorre no risco de que eles cheguem a destinatários não intencionais. Para uma abordagem da melhor prática, você deve compartilhar documentos por meio de uma plataforma segura com acesso granular baseado em permissão e autenticação de dois fatores; os roadshows virtuais para investidores, por exemplo, fornecem uma solução altamente segura para empresas que desejam compartilhar apresentações on-line para investidores.

Em termos de armazenamento e distribuição, você precisará aderir à regulamentação de proteção de dados, como a LGPD, garantindo que seus métodos de distribuição sejam compatíveis e que você não mantenha documentos comerciais contendo dados pessoais por mais tempo do que o necessário.

A terceirização do armazenamento e distribuição de documentos comerciais pode fazer sentido; você pode contar com seu provedor para manter as versões mais recentes do software e garantir os mais altos níveis de segurança, em vez de ter que investir você mesmo.

A distribuição também se estende à forma como seus documentos comerciais são descartados – como eles são tratados quando não são mais necessários? Todos os documentos comerciais devem ser destruídos com segurança, não simplesmente jogados fora ou reciclados.

Marcelo Carreira, vice-presidente Go-To-Market América Latina da Access.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile