Inteligência artificial acelera processo de sinistros da Youse

1

A Youse Seguros implementou a Inteligência Artificial como mais uma ferramenta para otimizar e aumentar a eficiência do processo de sinistros do Seguro Auto da insurtech. A tecnologia também permite que o pagamento de indenizações seja mais rápido, além de ajudar na prevenção de fraudes. A iniciativa faz parte da parceria com empresas como a Cilia, desenvolvedora da tecnologia capaz de analisar os danos em um carro sinistrado por meio de fotos tiradas pelo celular do segurado, e a FRISS, empresa globalmente reconhecida como fornecedora de prevenção e detecção de fraudes com base em IA.

A ideia é possibilitar que o pagamento das indenizações seja feito em tempo real, de forma cada vez mais rápida. Assim que o segurado acionar o sinistro, a Inteligência Artificial se encarrega de analisar cada detalhe das imagens, tornando o processo instantâneo e aumentando a eficiência. Em poucas horas, o cliente poderá ter seu problema solucionado, agora de forma ainda mais online e com mais segurança.

Em testes desde 2021, a inovação já está sendo implementada para analisar as vistorias online da seguradora digital, utilizando a tecnologia para tornar o processo de acionamento e pagamento de sinistros mais rápido, simples e seguro. Arthur Carvalho, diretor de Operações da Youse, fala sobre os avanços tecnológicos da empresa, primeira seguradora 100% digital do Brasil.

"Através de algoritmos altamente avançados, combinados aos mecanismos de reconhecimento de imagem que utilizam inteligência artificial (IA), conseguimos identificar, classificar e distinguir imagens. Esses algoritmos ajudam a classificar imagens baseadas em aprendizado automatizado em categorias pré-definidas. Além de classificar, conseguem fazer detecção especializadas de objetos para cruzar com informações de uma peça com ou sem avaria", explica Carvalho.

"Por último, aplica-se segmentação semântica entendendo partes da imagens para melhor delimitação do conteúdo, literalmente analisando pixel por pixel. Todo esse processo é feito pelo próprio segurado em auto-serviço, que através do nosso aplicativo no celular é guiado para capturar todas as imagens de forma simples e precisa", finaliza.

A tecnologia foi projetada com objetivo de fortalecer o processo de sinistros e ficará responsável por analisar o grande volume de acionamentos de vistorias online, aumentando a eficiência operacional e diminuindo o tempo das indenizações. A expectativa é que o modelo online passe a ser o principal meio de acionamento de sinistros, podendo ser utilizado em 90% das vistorias.

A ideia é possibilitar o pagamento do sinistro em tempo real, por meio de análise de fotos das avarias. A inovação traz um formato que dá mais autonomia e empoderamento ao cliente – tudo o que ele precisa está disponível no aplicativo, pronto para ser utilizado. Além disso, os custos podem ser reduzidos pela metade com a implementação, o que acaba beneficiando todos os lados.

"Este modelo de aprendizado tecnológico, conhecido como Machine Learning, significa que quanto mais o processo automatizado de análise de imagens for utilizado, mais ele ficará treinado e refinado, aumentando a assertividade gradualmente. A Youse é uma empresa orientada a dados, que se transformam em informações e norteiam decisões de negócio para ofertarmos produtos personalizados e mais democráticos para todos os nossos clientes", completa Arthur Carvalho.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.