Publicidade
Início Notícias Gestão Prefeitura do RJ cria Escritório de Dados e lança o Datalake

Prefeitura do RJ cria Escritório de Dados e lança o Datalake

0
Publicidade

A Prefeitura do Rio lançou, nesta sexta-feira (10/6), o Datalake, uma infraestrutura de dados inédita no mundo que estará aberta ao cidadão. Desenvolvida pelo Escritório de Dados para reunir informações de todas as secretarias, autarquias e empresas municipais para a construção de políticas públicas, a plataforma é um repositório utilizado para armazenar, processar e disponibilizar diferentes dados de maneira unificada.

A ideia é criar uma base de dados utilizando as mais avançadas tecnologias para que a Prefeitura, a sociedade civil, universidades e empresas privadas possam desenvolver projetos e pesquisas em benefício da cidade. O Datalake pode ser acessado pelo site data.rio.

– Nós sempre fazemos um planejamento estratégico e estabelecemos nossas metas para saber aonde queremos chegar. E os dados ajudam muito nisso. Saber olhar e trabalhar esses dados fará com que alcancemos os resultados adequados. Além disso, damos transparência para todas essas informações, o que é bom para avançarmos. O Datalake permite que a sociedade se comunique com a Prefeitura, traz mais efetividade e qualidade nas políticas públicas com participação dos atores civis – afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante o lançamento do Datalake, no Palácio da Cidade.

O projeto piloto começou no ano passado na Secretaria de Transportes, quando a Prefeitura começou a captar os dados do GPS dos ônibus, BRTs e vans para controlar a operação das linhas da cidade. Hoje, o Datalake já é o responsável pela tecnologia que está por trás do subsídio dos ônibus da cidade.

Outra secretaria que já vem fazendo uso dos benefícios trazidos pela organização e disponibilização dos dados por meio do Datalake é a de Educação. Hoje já é possível acompanhar a trajetória de cada aluno em tempo real, como seu desempenho, frequência e movimentação para criar soluções que auxiliem professores em sua prática pedagógica e gestores em seus planejamentos.

– O Datalake é como se fosse um saneamento básico de dados. Agora todas as nascentes de dados serão integradas e passarão por tratamento e atualizações constantes. O usuário do Datalake será capaz de conectar o seu projeto pessoal ou de sua empresa a apenas um encanamento da Prefeitura – explicou João Carabetta, chefe executivo de dados da Cidade do Rio de Janeiro.

Da mesma forma, o Datalake também conta com os dados do aplicativo Waze. Quando um usuário reclamar de um buraco, por exemplo, a queixa chegará direto para a Secretaria de Conservação. O mesmo acontecerá com denúncias de sinais apagados, que serão direcionadas para a CET-Rio. Com a Secretaria de Ordem Pública, o Datalake auxiliará na detecção de construções ilegais por imagem de satélite.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile