Rede anuncia Cupom Verde, carteira digital de comprovantes fiscais

0

A primeira carteira digital do mercado brasileiro voltada para cupons fiscais está agora disponível para comerciantes e consumidores de todo o Brasil. Impulsionada pela Rede, empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco, a solução Cupom Verde permite armazenar e organizar todos os comprovantes fiscais recebidos, com uma proposta inovadora, digital e eficiente – além de um forte apelo sustentável de preservação do meio ambiente.

A startup Cupom Verde faz parte do programa de parcerias Conexão Itaú e teve seu projeto desenvolvido em um processo de cocriação com a Rede, que envolveu implementação e testes com usuários ao longo de 10 meses.

"O Cupom Verde é uma solução extremamente necessária para o nosso planeta, e temos muito orgulho de impulsionar essa iniciativa e expandi-la para todo o Brasil. Conseguimos juntar um serviço que é vantajoso para comerciantes e clientes, do ponto de vista comercial e ambiental, no qual todos podem atuar de forma ativa em busca de um propósito maior. Para o varejista, aceitar o Cupom Verde não será apenas uma forma mais organizada e vantajosa de receber seu documento fiscal, mas principalmente uma ação de sustentabilidade", explica Angelo Russomanno, diretor da Rede Itaú.

O Cupom Verde tem como missão neutralizar o impacto negativo que a produção de papel térmico, utilizado na impressão de cupons fiscais, causa ao meio ambiente. O papel térmico do cupom fiscal é revestido pelo bisfenol A (BPA), uma substância química que, além de não ser reciclável, é extremamente tóxica e prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana. Por ano, mais de 400 mil árvores são derrubadas para produzir cupons fiscais no Brasil. Para mudar esse cenário, o Cupom Verde assumiu o compromisso de que a cada árvore preservada pela utilização do app, outra será plantada – ou seja, em média, a cada 70 mil comprovantes fiscais armazenados no app Cupom Verde, uma árvore será plantada.

Lançado em março de 2022 inicialmente para as praças de Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF), o Cupom Verde agora está disponível para comerciantes e clientes de todo o país. Para os consumidores, basta baixar o app gratuito no celular e pedir o Cupom Verde nos estabelecimentos parceiros. Para os varejistas, a adesão deve ser solicitada no site do Cupom Verde: www.cupomverde.com.br/sejaparceiro.

Além da proposta ambiental, o aplicativo ajuda os consumidores na conciliação de gastos, armazenagem e backup de seus comprovantes fiscais para eventuais trocas, devoluções e garantias. É possível consultá-los de maneira simples e segura e, por serem digitais, os cupons não correm riscos de esmaecer ou de o consumidor o perder.

Como usar

Cada usuário terá direito a criar uma única conta utilizando o CPF e, após isso, basta pedir o "Cupom verde" no momento de finalizar suas compras em estabelecimentos parceiros. O aplicativo é totalmente gratuito e está disponível para download via Google Play e App Store.

Para os varejistas, a solução traz um posicionamento ativo em prol da sustentabilidade e a oportunidade de atuar com marketing positivo, através dos indicadores que o Cupom Verde disponibilizará. Além da redução considerável de custos de mais de 50% com a aquisição de bobinas de papel térmico utilizadas nos cupons fiscais.

A solução já está disponível para integração junto às empresas de software que fornecem seus sistemas de gestão empresarial a estabelecimentos. Basta verificar se a automação comercial já está habilitada ou solicitar direto no site do Cupom Verde, através do endereço www.cupomverde.com.br/sejaparceiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui