Google Brasil anuncia investimento de R$ 5 milhões para capacitar terceiro setor em IA

0
Durante a Google for Brasil 2025, realizada nesta terça-feira para um público de cerca de 500 pessoas em São Paulo, o presidente da empresa, Fábio Coelho anunciou o investimento de R$5 milhões para treinamento de inteligência artificial para o terceiro setor.
O projeto será implementado pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social ao longo de três anos, com estimativa de impactar 1.000 organizações sociais, capacitando até 200 delas com habilidades e ferramentas para adotar a IA de forma a aprimorar sua efetividade, sustentabilidade e gerar impacto positivo para 100.000 beneficiários.
Uma pesquisa lançada recentemente pelo Canal Sabiar, em parceria com o Instituto Beja, mostra que apenas 10% dos movimentos sociais e coletivos têm adoção de alta tecnologia. Além da baixa aplicabilidade, há uma lacuna significativa de conhecimento técnico entre as equipes, o que limita a capacidade do setor de aproveitar plenamente o potencial transformador da IA.
"A inteligência artificial tem o potencial de ajudar as organizações do terceiro setor a otimizar os recursos e ganhar eficiência. Mais uma vez o Brasil sai na frente para colaborar com a capacidade técnica das pessoas que atuam nessas entidades para a adoção dessa tecnologia. O IDIS vai implementar um treinamento em IA para esse público, com objetivo de aprimorar a eficácia, sustentabilidade e impacto para o terceiro setor", explica Coelho, presidente do Google Brasil.
Em resposta a essa necessidade premente, o IDIS, que atua no fortalecimento do investimento social privado, implementará um programa de capacitação abrangente voltado ao terceiro setor. Complementando esse esforço, o instituto também liderará o desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa, baseada em evidências, para avaliar como o investimento em IA influencia o desempenho organizacional e como a tecnologia pode ampliar o potencial de impacto das organizações que a adotam de forma eficaz.
"Essa iniciativa foi concebida para gerar resultados mensuráveis, tais como aumento da produtividade, aprimoramento das capacidades tecnológicas, acesso a plataformas pagas, ampliação do impacto social e do alcance junto aos beneficiários de diversas causas sociais, além de uma tomada de decisão mais estratégica e orientada por dados. O programa culminará em um estudo analítico abrangente, essencial para compreender se a intervenção leva, de fato, a resultados significativos e de que forma essas mudanças ocorrem ao longo do processo", conta Guilherme Sylos, diretor de prospecção e parcerias do IDIS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.