SerasaPass propõe identidade digital única para simplificar cadastros e reduzir fraudes

0

A Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, lançou o SerasaPass, uma carteira digital unificada que integra dados de identificação e pagamentos em um único diretório. Desenvolvida há menos de um trimestre da aquisição da ClearSale, a solução permite realizar cadastros e transações em ambientes digitais, como sites e aplicativos, com apenas um clique, sem a necessidade de criar logins e senhas diferentes a cada cadastro online. Ao centralizar registros e autenticações de maneira ágil e automática, o SerasaPass oferece mais segurança, autonomia e agilidade para o consumidor, reduzindo o risco de fraudes a patamares próximos a zero, uma vez que seus dados são armazenados em ambiente seguro da Serasa Experian.

A solução está ligada ao aplicativo Serasa, utilizado por quase 100 milhões de brasileiros, e conectada à base de dados da datatech, que cobre mais de 60% da população bancarizada do país. Reunindo a maior base de comportamento digital do consumidor do país com uma nova geração de autenticação digital, o SerasaPass reduz de 3,5 minutos para apenas 30 segundos o tempo médio das operações em ambientes digitais – uma redução de 86% – com a consolidação de múltiplos cadastros em uma única identidade digital. 

"No mundo físico, RG e CNH são identificadores únicos, e o consumidor apresenta sempre os mesmos documentos em qualquer cadastro ou compra para provar ao estabelecimento comercial que ele é ele mesmo.  Já na internet, nascemos sem uma 'carteira de identidade' universal, então é preciso criar um cadastro a cada site ou aplicativo acessado. Criar senhas sempre iguais é arriscado e abre espaço para fraudes e golpes, enquanto as chamadas senhas fortes e diferentes são complexas para o consumidor, que precisa se lembrar dos dados a cada transação. O SerasaPass vem para ser essa carteira de identidade digital, trazendo segurança na guarda de dados pessoais e facilidade na hora do cadastro ou compra online", explica Marcelo Queiroz, Executivo de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian.

O Relatório de Identidade e Fraude 2025 da Serasa Experian revela que os principais receios dos consumidores brasileiros no ambiente digital são o uso indevido de dados pessoais (41,4%) e golpes com cartão de crédito (27,5%). Ao mesmo tempo, há uma clara demanda por experiências mais simples e seguras. Também segundo o estudo, 81,4% dos consumidores valorizam a conveniência, 70,5% desejam ser facilmente reconhecidos nas plataformas e 77,1% priorizam processos de inscrição rápidos e sem burocracia. Em contraste, 31,4% afirmam que abandonariam uma compra se enfrentassem autenticações excessivas — evidenciando que segurança e fluidez devem caminhar juntas.

Com o avanço do Pix, do open finance e de regulamentações mais exigentes de autenticação, o Brasil entra em um novo ciclo para a segurança digital. O SerasaPass é lançado a partir disso, como uma solução pensada para fortalecer a identidade digital e atender às crescentes demandas por confiança e proteção nas interações online. 

"Pense em quantos cadastros você fez no último ano em aplicativos, lojas e serviços. O SerasaPass reduz todos eles a um só – com mais segurança, autonomia e agilidade. É o 'bolso' seguro onde o usuário guarda sua identidade digital, passando a ter mais controle sobre seus próprios dados", destaca Queiroz. "Com essa solução, o usuário não precisa mais digitar ou enviar seus dados a cada compra, o que reduz drasticamente os riscos de fraude e garante uma jornada mais simples e rápida", completa.

Com o SerasaPass, o usuário pode armazenar, de forma segura e criptografada, documentos, credenciais e dados de pagamento, criando um ecossistema de identidade confiável. A tecnologia atua como um provedor de identidade, hub de emissão e monitoramento de credenciais e plataforma de payment as a service, permitindo que a autenticação e o pagamento ocorram em um único fluxo, sem fricções, em instituições financeiras, e-commerce e produtos digitais diversos. A solução já nasce pronta para integrar no varejo digital, instituições financeiras, fintechs, serviços regulados e demais segmentos do mercado.

Com cadastros e pagamentos em um único clique, sem a necessidade de preencher dados constantemente e checkout mais rápido, a solução também reduz o risco de atividades fraudulentas a um patamar mínimo — próximo de zero, uma vez que os dados são gerenciados com consentimento e compartilhados diretamente com os sites onde a identidade é usada. Isso torna a jornada mais segura e confiável, sem abrir mão da fluidez.

Ao otimizar etapas, reduzindo o tempo de cadastro e pagamento, e assegurar validações seguras, o SerasaPass apresenta elevado potencial de reduzir de abandono de carrinho e impulsionar a jornada digital dos consumidores. Além disso, a solução está conectada a gateways de pagamento e mecanismos antifraude que atuam em tempo real. 

"O SerasaPass é uma solução de infraestrutura. Entrega menos fricção para o usuário, mais segurança para o negócio e uma nova forma de autenticar identidades com eficiência. Com ele, a Serasa Experian dá um passo decisivo para transformar a experiência digital no país, estabelecendo um novo padrão de segurança, praticidade e confiança para consumidores e empresas, que também poderá ser usado no mundo físico", reforça Queiroz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.