O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, lança nesta terça-feira (11/7) o Serviço de Integração Tecnológica (SIT-Câmara), para facilitar o acesso às informações legislativas pelas organizações que acompanham diariamente a tramitação de projetos na casa. Órgãos públicos, associações de classe, organizações não governamentais e outras entidades poderão acessar gratuitamente, com mais facilidade, as informações legislativas.
O novo serviço permitirá a importação de dados diretamente do sistema de informações da Câmara para os sistemas das entidades interessadas. As instituições terão acesso, em formato padronizado e estruturado, a informações sobre tramitação de projetos, pauta de sessões do plenário, pauta de reuniões de comissões, currículo e atuação dos deputados, composição de comissões e lideranças legislativas. A transmissão dos dados será feita diretamente, via internet, para os computadores de cada entidade, sem a necessidade de intervenção humana para seleção e atualização.
Atualmente, o processo de transferência das informações da Câmara para os sistemas desenvolvidos pelas diversas entidades exige, muitas vezes, a digitação de dados específicos no portal e nova digitação deles nos arquivos das entidades. Cada entidade precisa ainda selecionar, a cada acesso, as informações que quer atualizar. O processo manual, além de demorado e trabalhoso, possibilita equívocos nas informações.
As tramitações de proposição também podem ser acompanhadas atualmente pelo envio de e-mail aos usuários cadastrados. Entretanto, diversos órgãos precisam acompanhar a tramitação de até centenas de proposições. O grande número de informações complica a atualização dos dados com segurança para muitos desses órgãos.
Com o SIT-Câmara, as organizações interessadas solicitarão à Diretoria-Geral da Câmara, em formulário próprio que ficará disponível no portal, o acesso às informações. Será fornecido a elas um endereço de internet onde o serviço ficará disponível. As informações serão enviadas para os usuários cadastrados em formato XML, um padrão aberto.
Com informações da Agência Câmara.