O Yahoo anunciou nesta quinta-feira (10/7) a sua nova estratégia para tentar minar a posição dominante do Google no segmento de buscas na internet. A nova estratégia, chamada de Boss (build your own search service, ou construa seu próprio serviço de busca), vai permitir que sites de terceiros utilizem seu serviço de busca, o que oferecerá a possibilidade para que criem plataformas personalizadas.
Além do acesso que os programadores terão para criar serviços personalizados de busca por links e texto, o Yahoo também permitirá acesso externo aos seus bancos de dados de notícias e imagens, e permitirá que os usuários criem links próprios com o serviço de notícias Yahoo News e de fotografia on-line Flickr.
Com a nova estratégia, o Yahoo espera impulsionar em 1% ou 2% a participação de mercado dos pequenos sites, fornecendo-lhes os meios para ganhar escala, já que eles poderão colocar seus próprios resultados de buscas no topo da infra-estrutura de indexação do Yahoo na web. Com isso, o Yahoo pretende também aumentar a sua participação de mercado e impulsionar suas receitas com publicidade on-line.
?O Boss abre o campo de jogo aos desenvolvedores e às companhias para romperem o domínio exercido hoje no mercado busca por uma única empresa", disse Prabhakar Raghavan, estrategista-chefe do Yahoo Search, ao jornal britânico Financial Times.
De acordo com dados de uma pesquisa realizada em maio pela Nielsen, o Google detinha 59% do mercado de buscas na web nos Estados Unidos, o Yahoo, 17%, a Microsoft, 13%, a AOL, 4%, e a Ask.com, 2%.