O Itaú Unibanco decidiu aproveitar a sua presença nas redes sociais para despertar a responsabilidade socioambiental dos seus seguidores e estimulá-los a buscar soluções adequadas para reciclagem do lixo eletrônico.
A instituição financeira informou que usará a hashtag #elixo no microblog para mobilizar usuários e incentivá-los a acessar o site Open IDEO para, alí, propor soluções ou agregar comentários às ideias desenvolvidas.
A plataforma Open IDEA é uma comunidade global que soma mais de 35 mil integrantes de mais de 175 países. O seu objetivo é convocar pessoas de diferentes áreas e conhecimentos para que colaborem com ideias para que o descarte de lixo eletrônico não prejudique o meio ambiente ou a saúde das pessoas.
Da sua parte, o Itaú informa que já destinou para reciclagem mais de 5.500 toneladas de lixo eletrônico, entre computadores, impressoras, monitores e outros equipamentos.
SE entendi, há duas perspectivas no chamado feito pelo ITAÚ: (1) como gerar menos lixo eletrônico – uma questão complexa que se subdivide no lado: de quem fabrica e desenvolve tecnologias; no lado de quem compra e usa tecnologias e; no lado da exploração dos recursos naturais e reciclagem de resíduos e;(2) como se livrar do lixo eletrônico – o desafio do ITAÚ teve para dar destino ambientalmente correto as 5.500 toneladas de lixo eletrônico; este já vem sendo equacionado por uma empresa de São José dos Campos que, em um projeto, até a coleta do lixo eletrônico pode fazer.