Deputados sugerem criação de agência multilateral para regulamentar teles

0

BRASÍLIA — A Câmara dos Deputados aprovou por maioria de votos na última terça-feira, 9, moção de repúdio a suspeitas de espionagem envolvendo a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA). A moção foi aprovada por votação nominal, com 292 votos favoráveis, 86 contrários e 12 abstenções. No texto, os parlamentares manifestam que a violação à privacidade é um ato de terrorismo e de desrespeito aos diretos humanos, e que nada justifica o uso deliberado dessa ferramenta. Eles também defendem que o Estado brasileiro leve à Organização das Nações Unidas (ONU) e à União Internacional de Telecomunicações (UIT) a necessidade de criar uma agência multilateral para reger e regulamentar as telecomunicações.

A moção foi apresentada pelo PT e foi motivada por denúncias sobre violação de e-mails e telefonemas de cidadãos brasileiros pela agência norte-americana NSA. Para os parlamentares, os fatos atentam contra a soberania nacional, uma vez que o direito à privacidade é previsto na Constituição.

A manifestação do Parlamento brasileiro vai ao encontro de posicionamento crítico adotado em diversos países contra as acusações de espionagem ligadas aos Estados Unidos. Os parlamentares também fizeram ressalvas sobre a segurança de Edward Snowden, ex-agente de segurança responsável pelas denúncias, que está no aeroporto de Moscou, na Rússia, enquanto aguarda asilo político.  

Na apresentação das bancadas, manifestaram-se favoravelmente à moção de repúdio o PT, PMDB, PSDB, PR, PSB, PDT, PTB, PCdoB, PPS, PV, PSOL, PRB, PMN e PEN. Contra o texto, falaram os lideres do PSD, PP, DEM e PSC, que consideraram as suspeitas ainda prematuras. Os opositores também criticaram o despreparo das autoridades brasileiras para detectar violações desse tipo e a forma como os telefones são grampeados no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.