Suspeita de espionagem reacende debate sobre marco civil da internet

0

BRASÍLIA — A suspeita de espionagem eletrônica por parte dos Estados Unidos movimentou os debates na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 10. Foram aprovados cinco requerimentos para discutir a questão na comissão, sendo um deles de autoria dos deputados Antônio Imbassahy (PSDB-BA) e Paulo Abi- Ackel (PSDB-MG) para a audiência pública sobre o marco regulatório da internet. No documento, os parlamentares sugerem que sejam convidados representantes da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Associação Brasileira de  Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil). O requerimento também solicita a presença do relator do Projeto de Lei 2.126/11, Alexandre Molon (PT-RJ), no plenário da Casa para participar do debate.

Durante a discussão, os parlamentares lembraram que o projeto já se encontra pronto para votação no plenário. No entanto, acreditam que a Comissão de Ciência e Tecnologia pode dar sua contribuição antes de ir à votação. "Uma opinião desta comissão passa a dar segurança aos demais parlamentares no momento da votação", reforçou o deputado Arolde de Oliveira (PSD-RJ).

Ainda para debater a suspeita de espionagem, os dois deputados autores do requerimento também sugeriram a realização de  outra audiência pública com os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, da Defesa, Celso Amorim, das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota e um representante da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e da Anatel, o diretor de  de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google no Brasil, Manoel Leonardi, o vice-presidente do Facebook na América Latina,  Alexandre Hohagen, o diretor-geral do Twitter no Brasil, Guilherme Ribenboim, um representante da Microsoft Brasil e um do SindiTelebrasil. Estas mesmas autoridades e o mesmo tema constavam no requerimento de audiência pública dos deputados Newton Lima (PT-SP) e Sibá Machado (PT-AC), que também foi aprovado pela comissão.

No quarto requerimento sobre o tema, de autoria dos deputados Luiza Erundina (PSB-SP) e Glauber Braga (PSB-RJ)  a autoridade convidada para tratar do tema foi o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Por fim, os parlamentares aprovaram requerimento do deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS) para a realização de audiência pública com o Coordenador Geral do Comitê Gestor da Internet, Virgilio Augusto Fernandes Almeida, um representante do SindiTelebrasil, o presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, além de representantes do Facebook e Microsoft no Brasil. As datas da audiências públicas ainda serão agendadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.