Conversão de vendas no e-commerce é menor que 2%, diz estudo

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Os sites de e-commerce não podem reclamar das 1,6 bilhão de visitas que recebem mensalmente. Porém, segundo levantamento encomendado pela Braspag, feito em março de 2017, apenas 1,6% (25,9 milhões) dessas visitas são convertidas em vendas pagas, efetivamente.

O estudo "Cenário do E-Commerce no Brasil" realizado pela Netrica, plataforma de digital analytics da Netquest, mostra que o e-commerce no Brasil é representado pelo "Funil da Conversão".

O estudo dividiu o e-commerce do Brasil nas categorias Travel e Shopping. A Travel, que inclui vendas de passagens, hospedagens, pacotes turísticos, apresenta um desempenho de vendas efetivadas superior à categoria Shopping, que engloba as lojas virtuais nacionais e internacionais de eletrônicos, moda (adulta e infantil), esportes, pets, games, farmácia, tickets, brinquedos, entre outros.

Do total de visitas aos sites de compras, o estudo revela que 7% (119,7 milhões) dos usuários chegam a montar os carrinhos dentro dos sites, com produtos que desejam comprar. Porém, a taxa de conversão, que registra o número real de compras efetivadas, fica em 2,1% do total de visitas na categoria Travel e 1,5% na categoria Shopping. Os setores que apresentam a maior taxa de conversão são: Tickets (ingressos), Farmácia e Telecom. As menores taxas de conversão ficam para as vendas online de Cupons e Brinquedos.

O levantamento indica que o tempo médio dos usuários na internet é de 60 horas e 35 minutos por mês. Na categoria Shopping os usuários ficam em média 1h23, enquanto na categoria Travel navegam 19 minutos e 20 segundos por mês, considerando computadores e dispositivos móveis.

Porém, o estudo revela ainda que as fraudes no comércio eletrônico impactam negativamente nos resultados finais das vendas efetivas e, para minimizar as perdas no comércio eletrônico, as soluções antifraude aparecem como uma proteção que devem contribuir para o aumento da segurança e das taxas de conversão.

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