Publicidade
Início Blogueria Sistemas continuam desprotegidos contra EternalBlue, falha que causou WannaCry

Sistemas continuam desprotegidos contra EternalBlue, falha que causou WannaCry

0
Publicidade

O EternalBlue, ferramenta de espionagem que vazou no último ano e permitiu que o ransomware WannaCry se espalhasse rapidamente e aterrorizasse o mundo, há pouco mais de um ano, continua sendo uma ameaça para uma série de sistemas desprotegidos e desatualizados, especialmente nas empresas que ainda usam versões antigas do Windows, como o Windows 7 e o Windows XP.

Em maio de 2017, o WannaCry causou uma situação de completo caos, infectando grandes empresas, serviços públicos e órgãos governamentais em todo o mundo, incluindo o Brasil, em que a ameaça atingiu o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o TJSP, o INSS e outros. Órgãos e empresas em ao menos 74 países tiveram seus dados criptografados.

Na época, o ransomware serviu como um lembrete para muitas empresas de que ficar para trás nas rotinas de TI pode ter consequências graves. Enquanto o WannaCry passou fazendo estragos em empresas com sistemas desatualizados, especialmente as que faziam uso do Windows 7, que foram as mais atingidas, as organizações que tinham sistemas atualizados e patches em dia, além de uma rotina bem definida de backup e uma estratégia de medidas proativas de segurança, ficaram intactas.

Essa lição não pode ser esquecida, especialmente porque a vulnerabilidade, mesmo um ano depois de a Microsoft ter disponibilizado um patch para solucionar o problema, continua presente em um alto número de máquinas desatualizadas, especialmente nas redes industriais, em que os processos levam mais tempo.

Hoje o EternalBlue se tornou mais uma ferramenta que o hacker tem sempre à disposição, assim como qualquer outro recurso malicioso, como extratores de senha, por exemplo. A diferença, no entanto, é que estamos falando de uma ferramenta desenvolvida pela equipe de ciberespionagem americano – ou seja, seu grau de sofisticação é altíssimo.

Entre os exemplos de ataques que tivemos em 2018 usando o EternalBlue está a instalação de softwares mineradores de criptomoedas nos computadores e servidores das vítimas, com os hackers sofisticando cada vez mais suas técnicas para tornar os ataques mais efetivos e furtivos. Ou seja, a ferramenta da NSA já existe há um bom tempo e teve seu ápice no último ano, mas os hackers não param de trabalhar em novas variantes.

Uma estratégia de segurança bem-sucedida deve tornar a vida dos hackers mais difícil. Isso leva tempo, e exige uma equipe bem preparada e os recursos certos. As empresas precisam entender o risco e criar uma estratégia de segurança que ocupe o topo da agenda do C-Level. Para isso, os líderes de segurança digital precisam sentar à mesa e discutir os impactos da complacência, como a perda de produtividade e os custos gerados em resposta e recuperação, bem como os benefícios de se planejar e criar medidas proativas de segurança.

Não estamos vivendo o mesmo caos de 2017, mas as ameaças persistem. Sabemos que é da natureza humana resolver os problemas mais sérios e depois voltar aos hábitos antigos, mas, diante de um cenário de ameaças cada vez mais complexo, não podemos baixar a guarda. É preciso evitar a acomodação e criar um plano para estar preparado para as próximas ameaças. Afinal, os hackers sempre vão conseguir pensar em algo novo para derrubar medidas obsoletas de prevenção.

Carlos Rodrigues, vice-presidente da Varonis para a América Latina.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile