Banco Fibra migra 100% das aplicações para a nuvem da Amazon Web Services

0

O Banco Fibra, focado em grandes e médias empresas dos setores de agronegócio e corporativo, acaba de migrar integralmente suas aplicações para o ambiente de nuvem da Amazon Web Services (AWS), tornando-se o primeiro banco tradicional com estrutura originalmente on premises a alcançar tal feito.

A migração foi feita com o suporte da Claranet Brasil, provedora de serviços gerenciáveis de TI presente no Brasil desde 2016, e ganhou destaque na última edição do AWS Summit SP.

A partir de agora, serviços como Internet Banking, sistema jurídico e de pagamentos, entre outros, rodam integralmente em uma plataforma de nuvem – o que deve garantir um retorno financeiro 6% maior em um período de 5 anos, além de oferecer mais estabilidade e escalabilidade às aplicações, e mais segurança aos clientes e colaboradores da instituição.

Heverton Parpinelli, Gerente de Infraestrutura e Operações da instituição e um dos responsáveis pelo projeto, explica que "continuar com data centers on-premises não parecia mais viável, sobretudo em um cenário com a necessidade de evolução tecnológica cada vez maior e mais ágil. Os equipamentos que eram utilizados estavam se depreciando e a renovação desse parque proprietário teria um custo de investimento maior do que o previsto para realizar uma migração completa e operar na nuvem. Ao adotar a nuvem da AWS, o Banco pode evoluir as plataformas para algo mais inovador e iniciar a aplicação da cultura de DevOps com maior facilidade".

No processo de migração, foram respeitadas todas as regulamentações previstas pelo Banco Central, que no início do projeto ainda não havia definido regras muito específicas para este tipo de transformação digital em instituições financeiras e precisou criar novas normativas para regulamentar a ação. O resultado final garante maior estabilidade do sistema para colaboradores e clientes, além de maior agilidade e menor custo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.