Estudo descobre que 92% das empresas experimentam desafios de identidade

0

O LastPass by LogMeIn acaba de anunciar os resultados de um novo estudo conduzido pela Vanson Bourne para oferecer insights às pequenas e médias empresas (PMEs) sobre o estado do gerenciamento de identidade e acesso (IAM) e as etapas práticas para melhorar seu programa IAM. O estudo, Guia de PMEs para a Identidade Moderna, entrevistou 700 profissionais globais de TI e segurança em organizações que variam de 250 a 2.999 funcionários e descobriu que 92% estão enfrentando pelo menos um desafio quando se trata de gerenciamento de identidade, com 47% citando facilidade de uso com segurança como o maior desafio.

Esta pesquisa vem logo após a disponibilidade geral do novo pacote de identidade abrangente do LastPass – uma coleção de soluções de gerenciamento de senhas, SSO e MFA, que visa abordar a identidade e o acesso em uma pequena ou média empresa.

Os dados do relatório revelam que os profissionais de TI (82%) concordam que práticas inadequadas de identidade expuseram seus negócios a riscos, citando controles de acesso incorretos (41%), perda de dados de funcionários (36%) e perda de dados de clientes (33%) como as maiores consequências. Apesar disso, muitos não implementaram uma solução adequada de gerenciamento de identidades.

As principais descobertas adicionais incluem:

Senhas continuam a causar frustração e risco

As equipes de TI continuam gastando tempo e recursos valiosos lidando com tickets para problemas relacionados a senhas. Em média, as equipes de segurança de TI gastam 4 horas por semana somente com problemas no gerenciamento de senhas e recebem 96 solicitações referentes a identidade por mês. Por conta da falta de recursos contínua que as senhas representam para as organizações, quase todos (95%) os profissionais de segurança de TI pesquisados relatam que sua organização deve enfatizar mais a importância do comportamento de senha forte.

Single Sign-On desempenha um papel crucial – mas deixa lacunas críticas no isolamento

Dados os riscos e a perda de recursos associados às senhas, as soluções de SSO oferecem o benefício de eliminar senhas para aplicativos suportados por TI e simplificar o processo de login para funcionários que acessam aplicativos importantes na nuvem e por meio do firewall. No entanto, muitos aplicativos não são integrados a uma solução de SSO – seja porque eles não oferecem suporte a SSO, eles não são prioritários o suficiente para que a TI configure SSO ou a TI nem sabe que eles estão sendo usados. Embora a pesquisa mostre que 80% dos profissionais de TI concordam que confiar apenas em SSO não é suficiente, ainda deixa uma variedade de aplicativos na nuvem e contas com privilégios desprotegidos.

A atualização de recursos de identidade é prioridade máxima para pequenas e médias empresas

98% dos profissionais de TI pesquisados veem melhorias no comportamento geral de segurança de seus funcionários (criando senhas fortes, compartilhamento seguro e colaboração). Devido às prioridades concorrentes, as equipes de TI estão lutando para atender às suas necessidades de segurança. Quando perguntados sobre os objetivos de segurança de TI do próximo ano, 65% concordam que a atualização de seus recursos de gerenciamento de identidade e acesso é uma prioridade. Quando perguntados sobre os recursos ideais em uma solução de identidade, os entrevistados destacaram autenticação multifatorial (55%), integração com infraestrutura atual (52%), gerador de senhas embutido (44%), suporte a aplicativos legados e na nuvem (44%) e um sistema integrado para gerenciar, monitorar e definir políticas (44%).

 Fortalecer a autenticação do usuário com o MFA é essencial

Entre as principais prioridades para melhorar os recursos de identidade, 59% dos profissionais de TI concordam que o fortalecimento da autenticação do usuário com a tecnologia MFA (autenticação multifator) é fundamental. Profissionais de segurança de TI de organizações que investiram ou planejam investir em MFA veem os benefícios mais prováveis como maior segurança organizacional (60%), menos instâncias de acesso incorreto a informações confidenciais (48%) e menor risco de roubo de credenciais/senhas (47%). Além disso, 36% dos entrevistados consideram a implementação da MFA biométrica como uma prioridade.

Equilíbrio entre facilidade de uso e segurança é um desafio ao implementar uma solução de identidade

Já que a segurança é uma alta prioridade para a maioria das PMEs, não é surpresa que muitos estejam investindo em soluções de identidade. Menos de um por cento dos profissionais de TI acreditam que o gerenciamento do acesso do usuário não é importante para a segurança geral da organização. Infelizmente, 92% das empresas também dizem que estão enfrentando pelo menos um desafio quando se trata de gerenciamento de identidade. As companhias, em média, lutam com três desafios relacionados à identidade: 47% dos entrevistados disseram que equilibrar a facilidade de uso com o aumento da segurança é um obstáculo, 40% citam a segurança geral de suas soluções e 37% estão enfrentando demandas dos funcionários por uma solução fácil de usar.

"Quando usados individualmente, o gerenciamento de senhas corporativas, o SSO e a autenticação multifator trazem benefícios exclusivos de segurança e produtividade para os negócios", ressalta John Bennett, Gerente Geral de Unidade de Negócios de Identidade e Acesso da LogMeIn. "Mas quando reunidos em uma única solução, as empresas têm segurança e visibilidade completas em todos os usuários e pontos de acesso de seus negócios. Isso é algo com que quase todos os profissionais de TI entrevistados (93%) concordam. Com recursos mais limitados, é particularmente importante que as pequenas e médias empresas procurem soluções completas que combinem os principais componentes e maximizem um investimento em tecnologia de identidade".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.