Termo de compromisso das teles para banda larga popular assusta pequenos provedores

0

Em painel que discutiu os custos e desafios da banda larga realizado nesta quinta-feira, 10, na ABTA, o diretor geral da Boa Vista TV a Cabo, Alberto Umhof, falou em nome dos pequenos operadores de cabo e questionou o limite de R$ 35 por pacote de 1 Mbps que foi estipulado como parâmetro para o mercado. Este foi definido depois que as concessionárias de telecomunicações celebraram o termo de compromisso para a banda larga popular com o governo.
Segundo ele, a conta pode não fechar para as pequenas e médias empresas. "É necessário repensar esse valor. O preço do link no atacado precisa viabilizar essa oferta, levando em conta um determinado número mínimo de assinantes, e hoje isso não acontece", diz. "É preciso analisar tudo isso, senão ficaremos fora do mercado", adverte.
O executivo também lembrou que a proposta de evolução da velocidade da banda larga, que deve atingir 5 Mbps, só faz sentido se houver oferta. "Falar em evolução da banda, de 5, 10, 15 Mbps significa evolução de rede. Será necessário investimento em infraestrutura ótica, mas temos de repensar isso, o foco tem de ser em volume, em escala. Para que essa banda? Se formos rodar vídeo, melhor estabelecer parcerias com outros provedores", antecipa.
O diretor comercial da Telebrás, Rogério Boros, disse que a estatal está se preparando para ser uma opção na oferta de rede aos pequenos e médios provedores, devendo chegar a 4.283 municípios até 2014. Ele lembrou que a Telebrás pede como contrapartida aos provedores um padrão mínimo de qualidade, de 20% da velocidade comercializada, o que dá cinco usuários por link de 2 Mbps. Ele pontuou, entretanto, que a Telebrás já estuda como ajudar os provedores a cumprirem as novas metas de qualidade que estão sendo discutidas pela Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.