Saiba como o APM 4.0 pode preencher a lacuna entre a tecnologia e as novas gerações

0

Post content – A força de trabalho sempre se adaptou às constantes mudanças das novas gerações e também dos perfis dos profissionais, particularmente nos setores de engenharia e indústria. Muitos deles, chamados babies boomers, ainda estão atuando ativamente, mas avaliando a possibilidade de se aposentarem. Por isso, as empresas devem elaborar planos de sucessão, mas não pensando em substituição das pessoas, mas em como a tecnologia pode ajudar a preencher esta lacuna de conhecimento entre as gerações.

Uma pesquisa recente revelou que 77% dos diretores financeiros de grandes empresas mostram-se preocupados com a saída desses profissionais do mercado de trabalho nos próximos cinco anos, e estão apreensivos quanto às demandas e expectativas das gerações Y e Z, especialmente em torno da tecnologia. Por isso, é essencial que haja o alinhamento entre pessoas, processos e tecnologia.

Inspire as pessoas a moldar o futuro 

Se as máquinas pudessem falar, elas nos diriam que agora é a hora de potencializar e capitalizar o conhecimento da força de trabalho que vai se aposentar para que os Millennials e a Geração Z possam colher os frutos da expertise acumulada. Nas operações industriais, em particular, é fundamental considerar como combinar o conhecimento institucional dos profissionais que vão sair do mercado de trabalho para beneficiar a geração mais jovem, que tem conjuntos de habilidades adicionais em termos de tecnologia digital.

A próxima geração de trabalhadores industriais espera uma solução fácil, moderna e escalável para conduzir seus processos de trabalho – acesso à internet de alta velocidade, dispositivos móveis, telas sensíveis ao toque e realidade virtual, por exemplo. A combinação de uma força de trabalho em evolução e proliferação de tecnologias como manutenção preditiva, nuvem, big data e mobilidade está trazendo a Gestão de Desempenho de Ativos 4.0 (APM) para a vanguarda dos negócios.

Colabore e crie 

Ao fazer a ponte entre a tecnologia e a lacuna entre geração, o APM 4.0 possibilita a comunicação e a colaboração entre as pessoas além das práticas tradicionais. À medida o negócio evolui, o APM 4.0 conduz a uma transformação digital contínua, projetada para preservar o conhecimento e a experiência da força de trabalho.

A BP, gigante do setor de Óleo e Gás, é um exemplo do poder da colaboração. A empresa queria simplificar e padronizar a gestão da cadeia de suprimentos de petróleo e gás, por meio de um ambiente intuitivo, que permitisse aos analistas de refinarias identificar oportunidades econômicas e compartilhar as melhores práticas. Mas convivia com a falta de transparência dos dados e registrava duplicação de esforços em toda a cadeia de suprimentos, em grande parte causada pelo uso de tecnologias desatualizadas, que exigiam habilidades especializadas e escassas, muitas vezes limitadas a um pequeno número de especialistas.

Ao adotar o APM 4.0, a BP melhorou a gestão e a transparência dos dados, aprimorando a tomada de decisões e o compartilhamento de conhecimento entre as equipes globais de planejamento de suprimentos e de operações nas refinarias, em geografias e gerações diferentes.

A Ascend Performance Materials é outro grande exemplo de uma empresa que alcançou valor real de negócios com a utilização do APM, e de como o fluxo de trabalho possibilitou a colaboração organizacional em todos os níveis – das equipes juniores aos profissionais mais experientes.

O projeto consistia em transformar uma fábrica construída na década de 1950 em uma unidade moderna, que aproveitasse os insights ocultos nos dados industriais para evitar paralisações não programadas.

A coleta manual dos dados era feita em papel, e as informações compartilhadas apenas quando a planilha estava totalmente preenchida. O desafio consistia em rastrear a origem da informação e identificar o que já havia sido alimentado no sistema. Com a implantação do APM 4.0, a Ascend eliminou a entrada manual de dados e passou a visualizar o processo de fabricação como um todo. A comunicação melhorada e o compartilhamento do conhecimento geraram economias de mais de US$ 2 milhões ao evitar paralisações da produção.

APM 4.0 revoluciona a indústria e melhora a experiência humana 

Ao desbloquear todo o potencial dos ativos industriais, o APM 4.0 abre novas oportunidades para reunir sistemas cibernéticos e físicos, Internet das Coisas e computação em nuvem na criação de fábricas, instalações ou plantas inteligentes. À medida que as organizações investem nas pessoas e na tecnologia para evitar lacunas entre gerações profissionais, elas passam a entender o APM 4.0 como um componente crítico dessa estratégia, que pode ajudá-las a se adaptarem rapidamente às mudanças de mercado e a capitalizarem oportunidades econômicas.

O APM 4.0 representa um passo evolutivo que reúne muitos componentes capazes de causar impacto nos negócios agora e no futuro, por meio da combinação de análise preditiva, do aprendizado de máquina (Machine Learning), de ativos e serviços conectados inteligentes, plataformas de Internet Industrial das Coisas (IioT), melhores práticas industriais e gêmeos digitais (digital twins).  Ele capacita as empresas a adotarem estratégias de manutenção preditivas e prescritivas, a olhar para frente e propor a ação mais economicamente vantajosa para evitar falhas dispendiosas e ao mesmo tempo reduzir o tempo de inatividade não planejado.

O avanço industrial deve revolucionar as empresas, mas também precisa melhorar a experiência humana e capacitar as pessoas por trás dela. Com um portfólio abrangente de softwares de Gestão de Desempenho de Ativos,  a AVEVA projetou uma plataforma capaz de superar os desafios atuais, utilizando as informações do big data industrial,  de maneira a ajudar as empresas a eliminarem ineficiências e promover a ponte entre as gerações de profissionais, a fim de otimizar as operações e melhorar a rentabilidade dos negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.