Debatedores defendem regulação setorial para uso de inteligência artificial no Brasil

0

Especialistas ouvidos pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados defenderam uma regulação setorial da inteligência artificial no Brasil. A comissão realizou audiência púbica nesta segunda-feira, 9, para discutir o projeto (PL 21/2020) que regulamenta o desenvolvimento e o uso desse tipo de tecnologia no país.

A proposta tramita em regime de urgência e pode ser votada a qualquer momento pelo Plenário, o que, na opinião da professora Dora Kaufman, pós-doutora em impactos sociais da Inteligência Artificial, pode prejudicar o objetivo da medida e a discussão ampla do tema com a sociedade.

"Grande parte das empresas e das instituições no Brasil estão na fase inicial da transformação digital, que é a digitalização dos processos básicos, é automação básica. Então qual é a razão de nós estarmos nos precipitando? Eu não consigo imaginar como a gente pode, em qualquer lugar do mundo, criar uma lei geral para inteligência artificial. Eu sou a favor da regulamentação por cada setor", observou.

Controle difuso
Existem atualmente 64 modelos de inteligência artificial utilizados pelo Poder Público nas mais diversas áreas, o que, segundo o diretor geral do Instituto Liberdade Digital, Diogo Rais, mostra a necessidade de se compor uma legislação com controle difuso, através das agências reguladoras existentes no Brasil.

O representante da Câmara Brasileira de Economia Digital, Igor Luna, também defende uma regulação feita setorialmente. Ele acredita que deve se perguntar a cada agente regulador –  e citou como exemplos Anac e Anvisa, agências reguladoras da aviação civil e de vigilância sanitária – quais são as balizas consideradas na hora de regular a inteligência artificial.

"Eu acho que esse é o produto que nós, analisando de forma contextualizada e histórica, podemos entregar para a próxima geração de legisladores e reguladores", observou.

Riscos

Para a gerente global de Política de Privacidade do Centro de Liderança de Política de Informação do escritório de advocacia Hunton Andrews Kurth LLP, Giovanna Carloni, a legislação sobre inteligência artificial não pode restringir o desenvolvimento dessa tecnologia.

"A regulação de Inteligência Artificial tem que ser leve,  baseada em princípios e na contagem de riscos e na accountability, evitando conflitos com as leis que já existem". Para ela, se a regulação de inteligência artificial for muito detalhada, impor regras que sejam muito prescritivas sobre essa tecnologia existe "um risco de que essa regulação resulte no efeito contrário do que é o desejado, que é o desenvolvimento dessa tecnologia. "

O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP) concorda. "Todos nós acreditamos na importância do tema e entendemos que o parlamento brasileiro tem a responsabilidade de criar uma legislação, mas ele não quer de forma nenhuma prejudicar o desenvolvimento econômico e social do Brasil, muito menos o desenvolvimento tecnológico", disse

Startups

O presidente da Associação Brasileira de Inteligência Artificial, Valter Wolf, destacou que, de cinco mil startups pesquisadas no Brasil, cerca de 700 estão ligadas à inteligência artificial, representando 15 mil trabalhadores e com investimentos de 800 milhões de dólares.

Segundo ele, a legislação tem que estar em sintonia com o que é produzido no País, que não deixa a desejar, na avaliação de Wolf, quando se trata de recursos humanos para desenvolvimento de inteligência artificial. As informações são da Agência Câmara de Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.