76% dos executivos de TI não confiam na capacidade de sua organização para se defender contra o roubo de dados, segundo pesquisa

0

Pesquisa global realizada pela Delphix, líder global do setor para DevOps e Test Data Management (TDM), em parceria com a Pulse, revela que 76% dos executivos de TI não confiam na capacidade de sua organização para se defender contra o roubo de dados.

O levantamento, realizado com base em entrevistas com 100 executivos de TI e de segurança de organizações de diferentes países, também aponta que a maioria das empresas ainda não estão preparadas para lidar com ataques de ransomware.

Dos entrevistados, mais de 80% disseram não realizar testes e simulações para garantir a recuperação rápida e precisa de aplicativos e dados críticos de negócios em caso de um desastre, e apenas 6% disseram conhecer as três principais variantes de ransomware (criptografia de dados, bloqueio de sistemas e roubo de dados).

Além disso, embora 99% dos entrevistados façam uso de uma solução de backup de terceiros, a maioria não inclui características importantes como Recuperação para um Ambiente Isolado, Mascaramento de Dados e Retenção à Prova de Adulteração.

"As descobertas desta pesquisa acendem o alerta sobre o nível de prontidão das organizações para defesa contra os ataques de ransomware. Trata-se de um preparo necessário para quando o ataque acontecer, ao invés de uma esperança de que não aconteça", diz Bruna Bolorino, vice-presidente para América Latina e Caribe da Delphix.

Perdas milionárias

Outro dado revelado na pesquisa refere-se ao tempo de inatividade das operações após um ataque, que, além de perda de receita, pode gerar multas, perda de dados críticos para o negócio e uma crise de imagem perante o mercado.

Com base nos valores estimados, um único ataque de ransomware que cause 3 dias de inatividade da operação pode gerar às empresas prejuízos estimados de US$ 30 milhões a mais de US$ 150 milhões.

Dos executivos de organizações que sofreram algum ataque, 70% alegaram que o sistema de backup foi comprometido, 68% disseram que as informações de identificação pessoal foram afetadas, 48% perderam dados permanentemente e 40% tiveram dados roubados. Destes, 24% ainda pagaram resgate e 14% foram atacados novamente.

"Pensando especificamente nos dados, muitas empresas podem considerar que apenas um sistema de backup já é o suficiente para elas estarem protegidas. Porém, pesquisas já mostram que as perdas de dados chegam até 71% em casos de dependência do backup, uma vez que os backups convencionais, em sua grande maioria são lentos, incompletos e com intervenções manuais sujeitas a erros. A boa notícia é que hoje plataformas de dados de alta performance, como as de DevOps para Dados (DevOps TDM) e Continuous Compliance, já permitem às empresas automatizar a segurança dos dados, enquanto entregam rapidamente os dados de teste para acelerar novas versões das aplicações", explica Bruna.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.