Google planeja criar ferramenta para cobrança de conteúdo

0

O Google planeja implantar um sistema de micropagamento no próximo ano destinado principalmente aos jornais, que buscam uma forma de cobrar dos usuários por seu conteúdo. A revelação foi feita em um documento enviado à Associação de Jornais da América, em resposta a um pedido de proposta de criação de um sistema de micropagamento de conteúdo que a entidade encaminhou a várias empresas de tecnologia, segundo o jornal New York Times.
O documento do Google, que foi divulgado em primeira mão pelo site Nieman Journalism Lab, especializado em estudos sobre jornalismo e ligado à Universidade de Harvard, indica que o sistema de micropagamento será uma extensão do Google Checkout, sistema de pagamento que o Google lançou em 2006 e posicionado como um concorrente do serviço PayPal, do site de leilões eBay, o principal sistema de pagamentos on-line.
"No ano que vem, enquanto estiver na fase inicial de planejamento, o sistema de micropagamento será um veículo de pagamento disponível para o Google e não uma propriedade da empresa", disse o Google em comunicado. "A idéia é viabilizar desde pagamentos de um centavo até milhares de dólares para agregar compras através de comerciantes."
Dez outras empresas responderam ao pedido da associação, incluindo Microsoft, IBM e Oracle. Mas os planos do Google são particularmente interessantes por causa da delicada relação entre a indústria jornalística e a empresa, conforme observam analistas.
No documento, o Google diz que os jornais também podem usar o Checkout para cobrar por assinaturas, mas descreve o sistema de gestão de inscrições como "bastante rudimentar".
Os jornais têm sido afetados com a crise financeira mundial que devastou várias publicações. A indústria está tentando encontrar novas formas para gerar receita e várias editoras estão avaliando formas de cobrar por conteúdo.
Randy Bennett, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da associação da indústria, disse que o pedido de apresentação de propostas foi decidido após reunião dos seus membros em maio. Ele disse que cabe agora aos jornais, individualmente, buscar relacionamentos com qualquer uma das empresas que apresentaram propostas.
O Google, que tem na publicidade on-line a maioria de sua receita, disse que acredita que o conteúdo pago pode ser um bom complemento à publicidade. "Embora acreditemos que a publicidade continuará a ser a principal fonte de receita para o conteúdo de notícias, um modelo pago pode servir como importante fonte de receita adicional. Além disso, um bem-sucedido modelo de conteúdo pago pode aumentar as oportunidades de publicidade, em vez de substituí-las", disse a companhia.
A proposta do Google, se concretizada, colocará a empresa em concorrência direta com a Journalism Online, que recentemente anunciou que tinha assinado provisoriamente mais de 500 jornais para seus serviços. Esses serviços incluem "modelos híbridos para conteúdos pagos." A Journalism Online é uma das empresas que apresentou uma proposta para a associação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.