A plenária do Fórum Brasileiro de Competitividade em IoT (Internet of Things), realizada no final de agosto, teve apresentações de quatro projetos em desenvolvimento na comunidade europeia e assinatura de uma carta de intenções para trabalhos colaborativos com a instituição internacional IoT- International Forum.
Philippe Cousin, do projeto Probe-IT, apresentou uma visão dos trabalhos do IERC (Overview on European IoT Research Cluster (IERC)) e também os desafios de padronização e testes de interoperabilidade (Challenges in standardisation and interoperability). Já Alessandro Bassi, falou sobre projetos IOT-A e IoT-I e dos desafios de se propor uma arquitetura para IoT (Challenges in IoT architectures – IoT-A Project).
Pelo lado brasileiro, José Roberto de Almeida Amazonas, da Epusp, relatou o status de P&D – Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil ; Fernando Claro, da empresa Seal, apresentou o cenário do mercado brasileiro.
Falando do histórico de colaboração em P&D entre o Brasil e a Europa ,o painel coordenado por Moacyr Martucci Jr., Epusp e IBE, contou com as presenças de Leandro Ciuffo, RNP, que narrou a experiência de Projeto FIBRE colaborativo entre Brasil e EU; e Antenor Cesar Vanderlei Correa, MCTI, que apresentou as oportunidades da segunda a chamada conjunta Brasil – Europa, de projetos em parceria.
Segundo Gabriel Marão, coordenador geral do Fórum é necessária a participação ativa e a colaboração de todos para o planejamento e a organização do worshop de IoT e de Testes de Interoperabilidade, em 2013, a serem promovido pelo Fórum (www.iotbrasil.com.br ) e pelo Project (www. probe-it.eu).
Os interessados também podem ajudar a preparar o evento de interoperabilidade do PROBE-IT, participando da pesquisa https://www.surveymonkey.com/s/PSDXKQL e mandar suas opiniões.