Burocracia emperra registro de patentes e atrasa inovação

1

BRASÍLIA — Os deputados da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados constataram nesta terça-feira, 10, durante debate sobre propriedade intelectual de informática e telecomunicações, que o registro de patentes no Brasil ainda está engatinhando. De acordo com o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Jorge Ávila, as inovações nas áreas de telecomunicações e eletrônicos levam, em média, 12 anos para serem registradas junto ao órgão.

No caso dos setores de eletrônicos e telecomunicações, o executivo revela um quadro ainda pior, pois há mais pedidos e menos especialistas para analisá-los. Para se ter uma ideia, em 2005 havia 16 mil pedidos de registro por ano, número que agora se aproxima dos 40 mil. O total de analistas passou de 100 para 270.

Ao participar da audiência pública na comissão, o executivo revelou que a média entre os escritórios de patentes da Coreia, Japão, China, Estados Unidos e Europa é de quatro anos. "Nossa esperança é que, com a modernização do sistema de pedidos, que já concluímos, nós consigamos reduzir o prazo para níveis  próximos aos países europeus."

Participaram da audiência os inventores brasileiros do sistema de identificação de chamadas, Nelio Nicolai, do cartão indutivo, Nelson Bardini, e da discagem direta a cobrar, Adenor de Araújo. Todos enfrentam os processos burocráticos há mais de duas décadas para receberem royalties por seus inventos.

O drama dos inventores, no entanto, é mais ligado ao que acontece ainda depois da fila do INPI. São casos em que tiveram patentes reconhecidas, mas desde então precisam "revalidar" os direitos de patente devido a processos movidos por fabricantes de equipamentos ou operadoras de telecomunicações. É o caso de Nicolai, que conseguiu receber pela patente, mas a fabricante Ericsson reverteu a situação e obteve a nulidade da mesma. "O Brasil perde cerca de 10 bilhões de euros por mês em royalties. O problema não é o INPI, mas o Poder Judiciário", lamenta.

1 COMENTÁRIO

  1. Uma maneira de acabar com a burocracia, é colocar o pedido de patente ao acesso de todos os interessados e se não houver contestação no prazo de um ano, a patente é concedida e fim não se aceita mais contestação. Acaba a burocracia e dá segurança jurídica ao inventor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.