Sonda IT apoia Gomes da Costa na atualização do SAP Business Objects

0

A integradora Sonda IT foi contratada pela Gomes da Costa para atuar no projeto de atualização da plataforma SAP Business Objects e criação de mais visões de negócios através de dispositivos móveis.

Tradicional no ramo de conservas de pescado, a empresa vem realizando nos últimos anos diversos projetos de inteligência de negócio, todos interligados, com o objetivo de obter diferenciais competitivos em seu negócio e criar um modelo corporativo de gestão.

A última fase deste processo consiste na atualização do SAP Business Objetcts. A Sonda IT desenvolveu um plano diretor de Business Intelligence através de um roadmap corporativo de longo prazo, composto por diversos projetos com rápida implementação e resultados tangíveis.

Em 2010, quando a Gomes da Costa adquiriu a soluções SAP Strategy Management (SSM) e SAP Business Planning and Consolidation (BPC), foi possível sistematizar e amadurecer os processos estratégicos e orçamentários da empresa que, até então, eram elaborados em planilhas de Excel.

Este projeto proporcionou o controle e avaliação do desempenho organizacional através de um mapa estratégico visualmente atrativo. O plano de comunicação, por exemplo, ficou automatizado, providência que permitiu à companhia o acompanhamento da evolução dos objetivos de seus planos e respectivos indicadores de desempenho.

Em 2012, em vista da complexidade do processo de planejamento orçamentário, a Gomes da Costa necessitava de um suporte na ferramenta BPC durante o período de fechamento.

Outra demanda era automatização dos dashboards (painéis de controle) desenvolvidos internamente pela área de planejamento.

O projeto de upgrade do SAP Business Objects e Sistematização de Dashboards automatizou as informações comerciais de custos, produção e de despesas da área de planejamento.

"Agora a informação é disponibilizada de forma rápida e segura através de painéis interativos, além das análises serem realizadas em dispositivos móveis, utilizando aplicativos da SAP", confirma Wilrobson Bassiano, gerente de controladoria da Gomes da Costa.

Segundo Aparício Nunes, gerente de informática da Gomes da Costa, a automatização dos dados obtidos dos sistemas legados diminuiu o tempo na geração da informação pelo usuário e aumentou o tempo de análise dos resultados.

"Conseguimos uma interface interativa da solução, o que proporciona a autonomia do usuário na geração da informação. Antes deste projeto, trabalhávamos com cerca de 150 slides de análises de informações financeiras. Agora este número foi reduzido a cinco", comemora.

Para Eduardo Pugliesi, diretor de BI da Sonda IT, o projeto trouxe três principais benefícios à Gomes da Costa: agilidade na captura da informação gerencial para tomada de decisão, acesso à informação centralizada através do portal e dos dispositivos móveis, e apresentação dos dados através de ferramentas interativas e de fácil manuseio.

"Esse é um exemplo da evolução de maturidade em conceitos de gestão de uma empresa utilizando o Business Intelligence como meio de alcançar o crescimento do negócio", comenta Pugliesi.

A Sonda IT acaba de finalizar a quarta etapa do projeto de upgrade do SAP Business Objects, o SAP BPC 10, assim como as melhorias dos painéis de planejamento e as novas demandas das áreas de supply chain, além da extensão do BPC às demais empresas do grupo, este último previsto para 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.