Empresa muda linha de negócio para automação do atendimento e supera falência

0

Passados 10 anos de sua fundação no Brasil, em 2008, a BlueLab consolidou-se na área de automação de atendimento no país, com o desenvolvimento e a implementação de bots de voz e chat complexos para empresas dos mais variados segmentos.

Os números confirmam o bom momento da BlueLab no mercado nacional: a empresa tem dobrado de tamanho a cada dois anos, e registrado um crescimento anual de 50%, que deve ser mantido até 2022.

Atualmente, a empresa conta com 22 colaboradores, entre sócios, equipe técnica e comercial. Em 2017, o faturamento da empresa chegou a R$ 2,8 milhões. Este ano, o faturamento mensal dobrou, comparado à média do ano passado, e a perspectiva é fechar este ano com mais de 100% de crescimento no faturamento. A estimativa é de que haja um crescimento ainda mais acelerado em função da recente divulgação do projeto desenvolvido para a Sky.

Este ano, a BlueLab implantou, em parceria com a operadora, o primeiro robô de voz complexo a realizar, no Brasil, um diagnóstico técnico e preciso para atendimento receptivo ao cliente em larga escala. Com apenas três meses de operação, a eficiência do robô reduziu pela metade o tempo de atendimento dos motivos técnicos em que ele atua, solucionando completamente o problema do cliente sem intervenção de atendentes humanos, em 54,6% das chamadas.

Aos três anos de operação, a empresa passou por um período de grande instabilidade e quase encerrou suas atividades por aqui. Isso porque o mercado de bots estava desacreditado após a tentativa de algumas grandes empresas implementarem, sem sucesso, a tecnologia no atendimento ao cliente.

"O mercado de voz estava muito 'queimado', as empresas não acreditavam na tecnologia. Isso porque o brasileiro, diferentemente dos norte-americanos, além de não estar acostumado com autosserviço, fala uma língua muito mais complexa. Some a isso o fato de a BlueLab ser, na época, uma empresa relativamente nova, sem capital, sócios famosos ou clientes consolidados", relembra Mateus Azevedo, um dos sócios da empresa.

A guinada

A "virada" da empresa viria com a adoção do modelo de negócios "try and by", em 2013, quando a BlueLab deixou de vender sua plataforma, passou a não cobrar pelo piloto e começou a vincular a contratação a uma taxa mínima, agressiva e pré-acordada, de retenção. Todas essas garantias aliadas a um modelo de bot SaaS completo, com pagamento 100% por performance.

"Além disso, o mercado mudou muito nesses últimos anos, especialmente a partir de 2017. Antes, era uma tarefa árdua convencer o cliente sobre os benefícios de um bot, agora o fluxo está totalmente inverso", comenta Baumer. "Ele já entendeu a importância dos bots. Até as empresas de terceirização de call center, que tinham uma resistência grande, entenderam a adoção da tecnologia como estratégica e importante para aumentar a produtividade e reduzir os custos na operação", acrescenta Marcelo Arakaki, também sócio e um dos fundadores da BlueLab.

A empresa atua desde o desenvolvimento da persona do robô e sua implementação até o suporte técnico, incluindo a evolução da base de conhecimento contínua, infraestrutura de TI e integrações, sem custos adicionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.