Negócios do Brasil intensificam transferência de dados  para a nuvem apesar das ameaças à segurança, aponta Thales

1

Conclusões do Relatório de Ameaças de Dados da Thales de 2020 – Edição da América Latina, que ouviu 100 executivos de TI do Brasil, e 100 no México, mostram que as organizações na região estão transferindo mais dados para a nuvem. Entretanto, a região está atrás das outras partes do mundo quando se trata de transformação digital. De acordo com pesquisa e análise realizadas pela IDC, apenas de um terço (26%) dos entrevistados disse estar promovendo mudanças disruptivas nos mercados onde atua ou incorporando recursos digitais que dão mais agilidade ao negócio, em comparação a 43% dos executivos globalmente.

Apesar dessas conclusões, estima-se que a transformação digital se acelere na América Latina, desempenhando um papel fundamental ao ajudar as empresas a se ajustarem ao ambiente de trabalho atual, bem como a se prepararem para a recuperação comercial pós-COVID-19.

A multinuvem é o novo normal, mas ela pode trazer riscos

O relatório revelou que as organizações brasileiras estão próximas de um ponto decisivo do uso da nuvem. Quase metade (47%) de todos os dados já é armazenada nesses ambientes, sendo 47% desse total considerados confidenciais. No entanto, pouco mais da metade desses conteúdos (53%) está protegida por criptografia; e um volume menor ainda (41%), por tokenização.

Apesar de 45% dos entrevistados terem indicado que sua organização já sofreu alguma violação, todos disseram que a segurança de dados representa uma parte muito pequena (em média, apenas 15%) do seu orçamento geral de segurança de TI – o mais baixo de qualquer região estudada.

Entre as soluções tecnológicas para armazenamento na nuvem, 80% usam dois ou mais provedores de Plataforma como Serviço (PaaS), 74%; dois ou mais provedores de Infraestrutura como Serviço (IaaS); e 84%, mais de 11 provedores de Software como Serviço (SaaS). A adoção da nuvem deve aumentar à medida que as empresas brasileiras continuam se apressando para proteger uma força de trabalho remota. Na verdade, a IDC aponta que 42% das companhias esperam que a demanda por investimentos em tecnologia de segurança de dados aumente em decorrência da COVID-19.

Prioridades em termos de Complexidade e Compliance

Com a migração de dados cada vez maior para ambientes multinuvem, as arquiteturas de dados ganham complexidade – o que é a principal barreira para a implantação de sistemas de segurança para 44% dos entrevistados no Brasil.

Embora menos de um quarto (20%) dos entrevistados tenha sido reprovado em uma auditoria de compliance neste ano, a pesquisa também revelou que há um maior interesse na segurança de dados devido às regulamentações de privacidade de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Ameaças à vista: Computação quântica

Nos próximos cinco anos, quase três quartos das organizações brasileiras (74%) preveem que a computação quântica afetará suas operações criptográficas e 87% acreditam que ela exporá dados confidenciais. Um cenário que reforça a necessidade de melhorar a força da criptografia pós-quântica.

Principais conclusões positivas para melhorar a segurança dos dados

As organizações brasileiras enfrentam desafios cada vez maiores e mais complexos de segurança de dados como parte da implementação de suas estratégias de transformação digital e de uso da nuvem, especialmente em razão da realidade atual, decorrente da COVID-19. Com no estudo deste ano, o IDC recomenda as seguintes estratégias principais para profissionais de segurança nesta região:

  • Use criptografia para permanecer atento contra a realidade de riscos dos dados pós-COVID-19
  • Invista em ferramentas de segurança de dados modernas, híbridas e baseadas em multinuvem que façam o modelo de responsabilidade compartilhada funcionar.
  • Considere um modelo de confiança zero para proteger os dados.
  • Aumente o foco nas soluções de descoberta de dados e centralização do gerenciamento de chaves para fortalecer a segurança dos dados.
  • O impacto da computação quântica na criptografia não está longe.
  • Concentre-se nos vetores de ameaças certos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.