O novo mundo do instantâneo e seus impactos no mercado de cobrança

0

O mercado de cobrança viu algumas tecnologias transformarem o formato das operações, os processos e seus resultados.

O que hoje nos daria o mesmo ganho que tivemos quando implementamos os discadores preditivos? Participei de um projeto em que conseguimos aumentar a produtividade da operação em 30% apenas com o uso do discador e, acredite, naquela época ainda não conseguíamos extrair o máximo do que a ferramenta poderia nos trazer.

Depois do discador vieram as mensagens escritas e faladas, os robôs e os portais de negociação. Parece bastante coisa, e é! Mas, qual será o próximo passo?

Meu entendimento é que já estamos chegando no próximo nível: o PIX.

Quanto já não sofremos implantando operações para recebimento via cartão de crédito? Conheci até algumas que tinham as "maquininhas" na operação e o consumidor passava o número do cartão, incluindo o número do cvv, pelo telefone. Isto porque quanto mais rápido recebermos, menor o risco de o cliente abandonar a sua promessa e, com isso, maior será a arrecadação. O boleto registrado também foi outro desafio: criar um processo que enviasse ao banco todos os boletos gerados na operação dentro do menor prazo possível para fazer o registro bancário, e com isso viabilizar o recebimento, foi uma tarefa complicada para muitas empresas. Sim, porque alguns clientes querem fazer o pagamento na hora. E nós agradecemos por isso!

O PIX vai mudar muita coisa para o varejo, para os bancos, para os consumidores, para muitas operações.

Ele promete transações instantâneas e simples. Será maravilhoso falar com um cliente e identificar que ele acabou de fazer um pagamento enquanto o atendente ainda acabava de fornecer algumas informações. Isso transforma não apenas o resultado de cobrança, com a capacidade de receber mais em menos tempo e com menor custo, mas também vai transformar a expectativa do cliente.

Este é o ponto para o qual eu gostaria de chamar atenção, pois não tenho visto discussões a respeito. As empresas, em particular as áreas de recuperação de crédito, já estão preparadas para este novo momento? Trago aqui alguns pontos, que na minha avaliação precisam ser respondidos:

  1. Clientes que já tiverem aderido ao PIX irão requerer pagamentos neste formato. Quando as operações de cobrança estarão prontas? Será que as empresas vão primeiro observar a adesão dos seus clientes em vez de estimular esse meio de pagamento que pode aumentar a recuperação?
  2. Clientes com algum tipo de bloqueio de serviços irão "compreender" uma demora para a religação da sua internet, energia, TV a cabo ou qualquer outro tipo de serviço?
  3. Os clientes negativados que pagarem com o PIX irão aguardar até cinco dias para serem retirados dos birôs de crédito?
  4. Receber online é uma coisa, realizar a baixa online é outra. As empresas continuarão realizando as suas baixas no "batch"?

É claro que se o consumidor não tiver saída ele será obrigado a aguardar o prazo que a empresa lhe apresentar. Mas estamos falando da experiência do cliente, do foco no cliente, da centralidade do cliente e tantos outros títulos bonitos, e que na prática falham muito na visão do cliente final.

Quem trabalha em cobrança já deve ter ouvido algumas vezes o seu cliente reclamando: "vocês são muito rápidos para cobrar, mas para resolver o meu problema vocês não têm a mesma pressa".

Se queremos nos antecipar e atender às necessidades de nossos clientes, precisamos estar atentos às transformações que os pagamentos instantâneos irão introduzir. A tecnologia de streaming será fundamental nesse processo, pois teremos que ser capazes de processar também instantaneamente as demandas dos consumidores.

Enfim, vem aí o novo – ou nem tão novo assim – mundo instantâneo!

Pérola Ravina Gonçalves, consultora de Negócios da FICO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.