Malware brasileiro se internacionaliza com foco em ataques ao mobile banking

1

A Kaspersky descobriu a família de trojans bancários móveis TwMobo e confirma três tendências importantes: o crescimento do interesse dos cibercriminosos nas fraudes via celular, a internacionalização das ameaças móveis brasileiras para a América Latina, Europa e Estados Unidos, e a preferência pelos RATs (Remote Access Trojan) – malware que permite burlar os mecanismos de dupla autenticação, que usam a digital, reconhecimento facial ou tokens digitais no celular.

O aumento das transações bancárias e no e-commerce, motivado pelas regras de isolamento social aplicadas no combate ao novo coronavírus, e a consequente aceleração da transformação digital, resultou em preocupação com o crescimento das fraudes online – acelerando a adoção de tecnologias de dupla autenticação. Como consequência, o cibercrime encontrou nos RATs móveis uma forma de burlar esta proteção.

Os especialistas da Kaspersky explicam que estes trojans bancários permitem aos cibercriminosos acessar e controlar remotamente o celular (ou tablet) infectado. Isso significa que poderão ter também os códigos de dupla autenticação enviados por SMS, e-mail ou os gerados em apps. Outro benefício é a fraude ser realizada no celular da vítima, tornando sua identificação pela instituição (financeira ou varejo) muito difícil.

Este tipo de golpe é chamado de 'golpe da mão fantasma', pois parece que o celular tem vida própria – os apps abrem sozinhos – mas na realidade é o cibercriminoso que está operando remotamente. Este esquema é tão efetivo que das três famílias de RAT móvel brasileiras, duas já se expandiram pela América Latina, Europa e Estados Unidos, usando operadores locais para sacar o dinheiro. Estes grupos seguem o modelo de Malware-As-a-Service do cibercrime do leste europeu – o que permitiu a expansão rápida, afirma a Kaspersky.

A Kaspersky ainda destaca que o novo RAT móvel traz características interessantes. Além do interesse nos apps de bancos, ele ainda rouba senhas salvas no navegador e das redes sociais. E, até agora, foram identificadas cinco instituições bancárias que são alvo do TwMobo: quatro bancos brasileiros e uma organização internacional.

Antes desta ameaça, a Kaspersky já havia anunciado a descoberta dos RATs BRata e Ghimob. O mais antigo deles é o BRata, anunciado em 2019, mas o grupo atuava apenas no Brasil. Hoje, ele está ativo também nos Estados Unidos e na Europa, se disfarçando de apps falsos em lojas oficiais.

A Kaspersky alerta que a melhor proteção contra estas novas ameaças é a prevenção, pois, uma vez infectada, a vítima só conseguirá eliminar os RATs usando uma solução de segurança no celular.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.