Por que o Brasil ainda não está no podium da cibersegurança? 

1

Assim como no esporte, negócios são compostos por técnicas e treino para se aperfeiçoarem. Nesta alusão logo após os Jogos Olímpicos, podemos perceber que as instituições brasileiras ainda estão nos estágios iniciais quando o tema é cibersegurança. A alta gestão já entendeu que é primordial ao negócio, mas ainda continuam a patinar em algumas etapas. Será que a LGPD é o primeiro passo para o pódio?

Uma pesquisa da PwC mostra que 57% dos executivos de TI das corporações pretendem investir na segurança cibernética esse ano. Porém, o Brasil ainda é considerado um dos menos protegidos segundo índice de segurança cibernética da União Internacional de Telecomunicações (ITU), da ONU, ocupando a 70º colocação.

Não apenas o país, mas o mundo começou a perceber quão importante é a segurança da informação após a migração para o home office. Mesmo em meio a globalização, parece que precisávamos de uma chave que virasse, para que as empresas e instituições passassem a reconhecer o seu real valor.

Valor esse que, inclusive, pode custar caro. O Brasil também é um dos países que mais sofrem perdas financeiras por conta da falta de segurança cibernética. Segundo o mesmo relatório da ITU, só entre 2017 e 2018, os prejuízos chegaram a mais de US$ 20 bilhões. Agora, imaginem em um período em que os processos foram realizados quase que totalmente online.

Isso tudo nos leva a pensar sobre qual seria o motivo do problema. Podemos enumerar diversos motivos, mas aqui só temos espaço para os principais. E como especialista em segurança da informação, posso confirmar que eles são mais simples do que imaginamos.

Motivos da falta de segurança cibernética no Brasil

O primeiro motivo poderia ser a falta de legislação. Fato que tende a mudar com as sanções da LGPD em vigor. Isso quer dizer que normas foram estabelecidas para definir limites e condições para coleta, guarda e tratamento de informações pessoais. Indicando que uma melhora poderá ser vista no Brasil nos próximos anos.

Ainda temos a questão da falta de informação. Pouco se fala em jornais ou grande mídias. Mesmo aqueles que pesquisam, encontram informações rasas, como a maioria dos conteúdos presentes na internet. Tal desinformação deixa o hacker em uma certa vantagem.

Outro ponto é falta de profissionais de TI no mercado, como já foi mostrado pela pesquisa do GeekHunter. Segundo ela, o número de vagas abertas em tecnologia cresceu 310% só em 2020. Porém, não há profissionais para ocupá-las. Por isso, mesmo que os executivos da área se preocupem com a segurança, eles estão em menor número.

O relatório do ITU nos diz que ainda temos muito a fazer. A rápida transformação que a sociedade precisou passar pode ser outro dos motivos. A tecnologia avança a passos rápidos demais para o ser humano conseguir acompanhar. Ainda mais em um local que o acesso a ela é restrito e, muitas vezes, até um privilégio. Segundo o IBGE, 1 a cada 4 brasileiros ainda não tem acesso à internet.

Mesmo como uma das maiores economias do mundo, o Brasil precisa intensificar os treinos para ser classificado na modalidade cibernética. Porém, o futuro parece promissor. Se os planos forem colocados em prática, estaremos rumo ao pódio num futuro próximo.

Waldo Gomes, diretor de marketing e relacionamento da Netsafe Corp.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.