O Stark Bank, o banco das empresas, anuncia os vencedores do AI Revolution Hackathon, evento que reuniu mentes disruptivas em São Paulo para desenvolverem soluções para o setor financeiro utilizando inteligência artificial. Realizado entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, a iniciativa foi realizada pelo Stark Bank em parceria com AWS, Google e Oracle, que ofereceram uma experiência completa aos participantes com palestras, workshops, mentorias e a oportunidade de networking.
“A inteligência artificial tem o potencial de transformar o setor financeiro e, como o banco das empresas, o nosso compromisso é simplificar o dia a dia das companhias com a melhor tecnologia disponível. Por isso, organizamos este hackathon que ofereceu uma oportunidade única para desenvolvedores contribuírem com soluções que possam ajudar a moldar a nova economia”, afirmou Rafael Stark, CEO e fundador do Stark Bank.
O evento começou na Universidade Presbiteriana Mackenzie onde os participantes apresentaram suas ideias iniciais e formaram times. Nos dias seguintes, as equipes se dedicaram a desenvolver seus cases na sede do Stark Bank, com o apoio de mais de 30 mentores especializados (das áreas de Produto, Customer Success, Comercial, Marketing, Tech, Dados e Operações), incluindo profissionais de destaque do mercado e empreendedores.
Durante três dias intensos, os participantes trabalharam para criar não apenas um plano de negócios, mas também um produto funcional, integrando software e soluções tecnológicas inovadoras.
Confira os cases vencedores do AI Revolution Hackathon, segundo cada grupo:
1º lugar: ARYA
O grupo vencedor de R$ 30 mil desenvolveu a ARYA, uma solução que utiliza IA para melhorar o processo de onboarding de empresas, enfrentando critérios rígidos e desatualizados. A ARYA analisa dados financeiros, comportamentais e políticos em tempo real, ajustando as políticas de aceitação e prevenção de fraudes e inadimplências, permitindo às companhias captarem melhores oportunidades com segurança e eficiência.
2º lugar: assistente de atendimento ao cliente com análise de humor
O grupo que levou R$ 12 mil para casa, criou uma IA que se integra a qualquer modelo de suporte digital, funcionando como um assistente para o atendimento ao cliente. A IA sugere resoluções com base em casos passados e documentações, além de analisar o humor de clientes e atendentes, maximizando a eficiência do atendimento e prevendo a nota de NPS do cliente.
3º lugar: plataforma de planejamento estratégico com suporte de IA
O terceiro colocado, vencedor de R$ 8 mil, desenvolveu uma plataforma focada em CFOs, CEOs e diretores de grandes empresas que centraliza previsões financeiras e insights detalhados. Utilizando Redes Neurais, Séries Temporais e Análises Macroeconômicas, a solução permite que gestores tomem decisões estratégicas com maior precisão e segurança.
“Para este hackathon, reunimos diferentes times para desenvolver um evento focado em tecnologia, mas também na capacitação de jovens talentos. Como uma empresa pioneira focada em inovação, planejamos continuar investindo em soluções que evoluam os serviços financeiros e facilitem o dia a dia das pessoas”, diz Juliana Hadad, Head de People do Stark Bank.
Além da premiação, o AI Revolution Hackathon ofereceu certificados de horas complementares, proporcionou um ambiente colaborativo para trocas entre os participantes e criou oportunidades de carreira para os estudantes, tanto para posições no Stark Bank quanto em empresas parceiras.