Indústria papeleira automatiza redes de comunicação

0

A CMPC Celulose Riograndense implementou novas redes cabeadas, Wi-Fi e sistemas de gerenciamento da Cisco para a conexão de dados, voz, vídeo e automação de máquinas de sua nova fábrica. Como benefícios, a nova infraestrutura inteligente e convergente aumentou a disponibilidade de serviços, a mobilidade das equipes e modernizou a operação da companhia como um todo.

Com mais de 40 anos de atividade, a CMPC é parte do grupo chileno CMPC S.A. (Compañía Manufacturera de Papeles y Cartones), um dos maiores do mundo na produção e comercialização de produtos de madeira, celulose e papel. Com mais de 10 mil clientes em 56 países, o grupo investiu R$ 5 bilhões para ampliar sua linha de produção no Brasil, com a inauguração da Guaíba II, na cidade de Guaíba, em maio de 2015.

A ampliação, que triplicou a produção de fibra de celulose, de 450 mil toneladas por ano para 1,31 milhão ao ano, precisou ser acompanhada por uma infraestrutura de TI mais robusta e integrada, com capacidade para suportar o tráfego de dados demandado pelos sistemas de telefonia IP, CFTV (câmeras de segurança) e os diversos equipamentos das duas linhas de produção.

"Precisávamos de um novo data center, pois o que havia na primeira fábrica não suportaria toda a produção", relata Rafael Gonçalves, especialista em Infraestrutura de TI da CMPC Celulose Riograndense. A partir de um processo de seleção com diversos players de Tecnologia, um pacote de rede corporativa com soluções Cisco de switches e redes Wi-Fi foi escolhido, por ser capaz de cumprir todas as exigências da companhia. Os requisitos incluíam ainda sistemas sofisticados de controle e gerenciamento, para facilitar a administração das redes dentro da fábrica. "Para garantir a redundância, também adquirimos dois switches core de rede Nexus", acrescenta Gonçalves.

O projeto levou 14 meses para ser concluído e sua implantação teve como desafio a migração do antigo data center para o novo, sem esquecer da conexão com a primeira linha de produção. Para isso, a integradora optou por uma transição gradual, com janelas de indisponibilidade bem curtas, evitando o impacto na fábrica. "A rede não chegou a ficar parada nem por uma hora", afirma o gerente de projeto da Nexa, integradora responsável pelo projeto, Heslei Ferreira Rezende.

"Em projetos de infraestrutura é importante que as soluções tecnológicas além de serem integradas e plenamente escaláveis, sejam também de fácil gerenciamento, para otimizar o tempo e trabalho das equipes de TI", afirma Ana Claudia Plihal, diretora comercial da Cisco. "No caso da CMPC Celulose Riograndense, por exemplo, a facilidade de configuração facilita o provisionamento e a administração dos sistemas", explica a executiva.

Rede WiFi

Para suportar a necessidade de mobilidade da CMPC Celulose Riograndense foram utilizadas duas controladoras 5508 Series e diversos Access Points Cisco para ambientes WiFi externos. A conectividade nos pátios de madeira, por exemplo, era essencial: em um exemplo de comunicação machine-to-machine (M2M), as gruas encarregadas de separar as toras utilizadas na produção de celulose, enviam dados sobre seu estado para o tablet dos operadores via Wi-Fi. As câmeras que filmam o processo e compartilham as imagens também são conectadas à Internet, além da estrada privada que dá acesso dos caminhões de carga à nova linha da Guaíba II.

"As cargas também passam por um coletor, que registra e envia a quantidade de celulose que o veículo transporta", explica Gonçalves, da CPMC Celulose Riograndense. Segundo o gestor, diante de uma rede com tal volume de antenas wireless, foi necessária a adoção de uma solução de gerenciamento – no caso, a Cisco Prime Infrastructure. O software provê a segmentação da rede e garante a segurança não só dos dados corporativos, mas dos colaboradores e visitantes conectados, monitorando também o desempenho da rede com informações sobre o funcionamento dos equipamentos, com backups automáticos das configurações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.